Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Prémio Autarquia do Ano 2020/2021: Município de São Brás de Alportel premiado nas áreas da solidariedade e da cultura

31 de março 2021

O Município de São Brás de Alportel foi premiado duplamente no “Prémio Autarquia do Ano 2020/21”, em resultado do trabalho realizado no combate à exclusão social e do trabalho realizado na área da cultura e património, num ano marcado pelos desafios de um adverso contexto pandémico.

O prémio obtido na categoria da área social e combate à exclusão social reconhece a relevância do trabalho dinâmico, inovador e transversal a diferentes áreas de trabalho da autarquia, em prol da melhoria e adequação constantes às necessidades da população, realizado em São Brás de Alportel, através de uma Estratégia Municipal de Combate à Exclusão Social.

“O Município de São Brás de Alportel recebe com muita honra e humildade estes prémios que encaramos como o reconhecimento do trabalho realizado e da capacidade de  resiliência dos nossos serviços, na adaptação constante para ultrapassarmos as adversidades em prol da comunidade num ano extremamente difícil e exigente. Um trabalho que está a ter continuidade este ano nestas e noutras áreas em que a autarquia tem competências”, reagiu o presidente da Câmara Municipal, Vitor Guerreiro.

Município de São Brás de Alportel premiado “Autarquia do Ano”, no Combate à exclusão social

Este prémio valoriza o amplo trabalho realizado pelo Município, na área social, que deu continuidade às boas práticas de intervenção integrada e de trabalho em rede, que em contexto de pandemia, foi fundamental para implementar uma estratégia de combate à exclusão social.

Este trabalho teve diversas frentes, nomeadamente: a Plataforma Local de Ajuda Alimentar, que tem por núcleo a Loja Social e que intensificou as suas ações, envolveu mais entidades, criou novas respostas entre as quais o serviço “Vamos às compras por si”, o Refeitório Social Escolar, em parceria com o Agrupamento de Escolas e o Apoio Alimentar, desenvolvido em parceria com a Santa Casa da Misericórdia, que em conjunto permitiram apoiar  famílias e crianças vulneráveis. Outro elemento fundamental é o projeto “Apoio ComVida”, que veio reforçar o trabalho do Grupo de Intervenção Sénior, coordenador pelo município, permitindo um apoio eficaz aos idosos mais vulneráveis, que está a fazer a diferença na vida de muitos são-brasenses. O programa municipal de cariz habitacional “Mão Amiga”, o lançamento dos programas de apoio ao arredamento, que de imediato se colocaram em prática para ajudar as famílias e o projeto “Informática Solidária”, mediante oferta de equipamentos informáticos a crianças carenciadas sob o mote “Em São Brás Ninguém Fica para Trás”, na área da igualdade de oportunidades na educação são exemplo deste trabalho, incansável nas diferentes frentes. Os muitos projetos desencadeados em plena pandemia para apoio à população sénior, os serviços de proximidade e apoio à distância de que é exemplo a Linha da Amizade foram também apresentados a este prémio.

O combate ao desemprego foi outra importante frente de trabalho, suportado numa ponte que de imediato foi reforçada entre o Gabinete de inserção Profissional e o Gabinete do Empreendedor. Apoiar a comunidade e as famílias e apoiar as empresas e economia local forma desde logo assumidos como dois pilares, complementares, no combate à crise que a pandemia trouxe consigo.

 

O reforço no apoio às vítimas,  que a pandemia ainda mais fragilizou; à integração das comunidades imigrantes, ainda mais vulneráveis e o apoio às famílias e aos jovens são outras frentes do trabalho que é enaltecido por este prémio. Exemplo disso é o esforço de adaptação das iniciativas do Espaço Jovem: Projeto Jovens Seguros <>Famílias Felizes e ainda o conjunto de projetos comunitários para acesso gratuito a equipamentos de proteção individual a toda a comunidade, como sejam a produção de máscaras sociais solidárias e viseiras. Um trabalho conjunto que mobiliza o município e a comunidade.

Município de São Brás de Alportel premiado “Autarquia do Ano”, na área da Cultura e do Património

O prémio atribuído na área da cultura e património reconhece o trabalho resiliente realizado em 2020 em São Brás de Alportel, com a estratégia de adaptação da cultura aos tempos de pandemia “Cultura Em Casa”, com o intuito dinamizar e levar cultura  e as tradições até às casas são-brasenses num ano em que os espaços culturais e os eventos presenciais se debateram com fortes restrições.

O Município procurou reajustar e adaptar a sua programação mediante a realização de iniciativas de cariz não presencial, com recursos às redes sociais, às plataformas tecnológicas do Município e até com a criação de um canal de televisão digital “Meo Kanal”.

Um investimento no livre acesso à cultura e à valorização do património local resultante de um conjunto de parcerias que enriqueceram o quotidiano dos são-brasenses e de espetadores espalhados um pouco por todo o mundo.

São exemplo desse trabalho: o ciclo de exposições online “Arte em casa”; a Gala “São Brás a Cantar”, o ciclo de 100 miniconcertos online; a primeira eliminatória do concurso Música Moderna – Música JÁ; a Biblioteca perto de Si;o espetáculo “O Homem do Fogo”; o lançamento de sessões de cinema ao ar livre e no Cineteatro São Brás; a celebração online das tradições com a celebração da Festa das Tochas Floridas, evento que concorreu em 2020 às “7 Maravilhas da Cultura Popular Portuguesa. São muitas e diversas as iniciativas deste programa cultural alternativo. Merecem ainda destaque o programa comemorativo do 106º aniversário do Município, que chegou a casa de todos; a Festa de Final de Ano #Em Casa  e a Gala dos Prémios Juventude 2020 que foram exibidos em direto através das redes sociais e dos canais disponíveis ao município. Um conjunto de efeméries também foram assinalados com diversas iniciativas e momentos culturais disponibilizados online.

Eventos âncora como a Feira da Serra de São Brás de Alportel ou o “Calçadas -  a arte sai à rua” foram também reajustados e adaptados para o mundo digital. Também o Dia Nacional dos Centros Históricos e as Jornadas Europeias do Património foram assinaladas com um programa digital que lançou desafios aos mais novos e apresentou o projeto da Carta Municipal do Património. Ainda na área do património e da valorização da memória comum, o prémio incidiu sobre a inauguração da Casa Memória da EN 2 e de todo o vasto trabalho de valorização da história local, a publicação das rúbricas “Lojas com História” e “Intemporal e transmissível” que procura valorizar o património cultural imaterial e o lançamento online de edições municipais como, por exemplo: “Da Rivalidade à União – História do Futebol em São Brás de Alportel 1913- 1970”, de César Correia.

______________________________________

O “Prémio Autarquia do Ano” é promovido pela Lisbon Awards Group com o apoio pelo jornal económico online “ECO”. Nesta 2ª edição, a iniciativa contou com a participação de 50 municípios portugueses e premiou 30 projetos submetidos pelas autarquias às 10 categorias e mais de 25 subcategorias previstas no regulamento.

Nesta 2º edição, o júri foi constituído por Miguel Ribeiro Ferreira, diretor executivo da Fonte Viva, Luís Nazaré, professor universitário do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, Ana Firmo Ferreira, diretora executiva do Lisbon Awards Group, Gonçalo Saraiva Matias, professor universitário da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, Paulo Padrão, diretor-geral da ECO e, ainda, Teresa Figueira, parceira da Lift Consulting e Presidente da Associação Portuguesa das Empresas de Conselho em Comunicação e Relações Públicas (APECOM).




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

78 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE São Brás de Alportel - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
São Brás de Alportel

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.