Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Música, teatro e um espetáculo de dança, em estreia mundial, no Mural 18

Três concertos, uma peça de teatro e um espetáculo de dança, em estreia mundial, são as propostas culturais que a plataforma Mural 18 oferece, gratuitamente, entre hoje (sexta-feira) e 28 de março (domingo).

Jorge Barros & Navegante, 26 março, 21h00 José Barros & Navegante são os primeiros a subir ao palco virtual da plataforma Mural 18, nesta noite. O concerto, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, serve para comemorar os 25 anos de carreira deste emblemático agrupamento de música tradicional portuguesa. A banda, originária de Sintra, apresenta o espetáculo “25 anos 25 cantigas”, percorrendo toda a sua vasta discografia, fundada na criação e recriação de temas tradicionais, respeitando as raízes, mas não esquecendo o presente. O concerto, promovido pela Câmara Municipal de Sintra, terá transmissão às 21h00 (sexta-feira, 26 de março).Malala, a miúda que ganhou, 26 março, 21h00 Ainda esta noite, 26 de março, pode também assistir à peça de teatro “Malala, a miúda que ganhou”, pela companhia A Barraca.

O Museu de Cerâmica de Sacavém serve de palco à história de uma menina, Malala, que nasceu no vale do Swat, entre o Afeganistão e o Paquistão e que arrisca a vida para que todas as meninas da sua terra possam ir à escola. Na vida de Malala cruzam-se familiares que aderem a tradições ancestrais em que as meninas não vão à escola, e um pai para quem a educação é um direito, um dever e um bem essencial, para meninos e para meninas.O espetáculo, promovido pela Câmara Municipal de Loures e integrada na programação do ciclo Loures Teatro - a Teia, será transmitido às 21h00 (sexta-feira, 26 de março).

9.ª Beethoven, 27 março, 22h00No sábado à noite, dia 27 de março, faz-se história no Mural 18. A plataforma vai transmitir, em live streaming, a estreia mundial no novo espetáculo da companhia de dança contemporânea Quorum Ballet, intitulado “9.ª Beethoven”.

O espetáculo é inspirado na obra musical do alemão Ludwig van Beethoven, mais concretamente na Sinfonia n.°9 em ré menor, op. 125, a sua última sinfonia completa, e uma das grandes obras-primas de Beethoven. “O palco é como a tela branca da nossa imaginação para o qual se tenta transcrever a poesia interior, um espaço onde se pode deixar o inconsciente sugerir toda a sua criação. A dança com conotação surrealista pode permitir minimizar o controlo por parte da razão, comoacontece nos sonhos, e as imagens sucedem-se livremente sem interpretações evidentes e sem pretensões estéticas ou morais” Com Inês Godinho, Beatriz Craterol, Margarida Matos, Fernando Queiroz, Pedro Alves e Upock Qauqavan, direção artística de Daniel Cardoso e coreografia de Barbara Griggi e Daniel Cardoso.

O espetáculo, promovido pela Câmara Municipal da Amadora, terá transmissão às 22h00 (sábado, 27 de março).No domingo, 28 de março, o menu cultural é composto pela música do quinteto Sine Nomine e por um duo de violino e guitarra.

Quinteto Sine Nomine, 28 março, 11h00O Quinteto Sine Nomine, formado a partir de um núcleo de instrumentistas provenientes da Escola Profissional de Música de Almada e da Escola de Música do Conservatório Nacional, é um quinteto clássico de sopros, formado por Rui Marques (flauta), Fausto Nobre (oboé), Paulo Ferreira (clarinete), Orlando Caldeira (trompa) e Amândio Canteiro (fagote).O espetáculo será o primeiro de um ciclo de concertos que decorrerão no Espaço Memória, onde diversos músicos barreirenses e outras formações ligadas às áreas musicais do jazz e da música clássica apresentarão os seus mais variados projetos.O concerto, promovido pela Câmara Municipal do Barreiro, terá transmissão às 11h00 (domingo, 28 de março).

 

Duo Violino e guitarra, 28 março, 17h00Para terminar fim de semana, o Mural 18 oferece-nos, na tarde de domingo, um recital com um duo de violino e guitarra, na Igreja de Santiago (no Castelo de Palmela), integrado nos ciclos Música Santiago.Este duo de violino e guitarra é composto por Eurico Cardoso (violino) e John Fletcher (guitarra).O espetáculo, promovido pela Câmara Municipal de Palmela, terá transmissão às 17h00 (domingo, 28 de março).

 

Todos os eventos poderão ser vistos, gratuitamente, aqui.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

81 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Montijo - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Montijo

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.