Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Autarquia de Santiago do Cacém denuncia: Falta de cobertura na rede de internet está a prejudicar alunos, trabalhadores e empresas

Presidente da Câmara indignado com recusa de contacto por parte da empresa Altice

A falta de cobertura de rede de internet e telemóvel em vários pontos do Concelho de Santiago do Cacém é uma situação que continua a causar constrangimentos no dia a dia das populações, sobretudo neste momento de pandemia da COVID-19 onde predomina o teletrabalho e as aulas online.  Um problema que tem sido denunciado pelo Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, que até à data não teve qualquer resposta ou solução por parte da Administração da Altice. O autarquia exige que a população de Santiago do Cacém seja respeitada pela Altice.

A Altice é uma empresa privada, que comprou a antiga PT, empresa outrora pública, que tinha a obrigação da prestação do serviço público de telecomunicações à população. Álvaro Beijinha sublinha que “há uns anos alguém decidiu privatizar esta empresa e o que resultou é que sendo uma empresa privada, que visa o lucro, em localidades mais pequenas, em que o número de clientes é reduzido, não justifica do ponto de vista económico/financeiro fazer investimentos, nomeadamente, na rede de fibra ótica para que as pessoas possam ter internet com condições dignas”.

Para Álvaro Beijinha é indispensável que haja uma resposta aos cidadãos: “É inadmissível que um eleito local, um Presidente de Câmara que representa a população, não consiga falar com um responsável de uma empresa que tem como obrigação prestar um serviço público de qualidade e que não o está a fazer. Não tem a hombridade de ter no mínimo uma conversa telefónica com um Presidente de Câmara, para discutir os investimentos que estão previstos no seu concelho. A Câmara Municipal recebeu, por parte da empresa, um email onde estão descritos alguns investimentos para o Concelho que consideramos muito insuficientes e por isso queríamos ter a oportunidade de discutir esta matéria com a Altice”.

O Concelho de Santiago do Cacém continua a ter zonas com muita dificuldade de acesso à rede de internet e de telemóvel, o que cria constrangimentos a vários níveis quer no que respeita ao teletrabalho, quer das aulas online. Embora, os alunos do 1.º Ciclo já tenham regressado às aulas presenciais, há muitas crianças e jovens em casa com muitas dificuldades no acesso à internet. Esta situação levou a que alguns alunos, em tempo de confinamento, tivessem de ir para as escolas de acolhimento por não terem acesso à internet.

“Não estamos a falar de montes isolados, falamos de localidades com um número significativo de pessoas. Eu próprio posso relatar a minha experiência pessoal. Onde vivo, é uma localidade pequena, muitas vezes não consigo fazer as reuniões por videoconferência por dificuldade de  acesso à internet e tenho de me dirigir para a Câmara Municipal, como aconteceu inúmeras vezes no 1.º confinamento”, revela o Presidente da Câmara Municipal, que esclarece que este é um problema transversal aos Municípios do Litoral Alentejano.

 

 

  jQuery(document).ready(function($){$(#facebook-after-39973).sharrre({share:{facebook:true},urlCurl:https://www.cm-santiagocacem.pt/wp-content/plugins/genesis-simple-share/assets/js/sharrre/sharrre.php,enableHover:false,enableTracking:true,disableCount:true,buttons:{},click:function(api,options){api.simulateClick();api.openPopup(facebook);}});$(#twitter-after-39973).sharrre({share:{twitter:true},urlCurl:https://www.cm-santiagocacem.pt/wp-content/plugins/genesis-simple-share/assets/js/sharrre/sharrre.php,enableHover:false,enableTracking:true,buttons:{},click:function(api,options){api.simulateClick();api.openPopup(twitter);}});$(#pinterest-after-39973).sharrre({share:{pinterest:true},urlCurl:https://www.cm-santiagocacem.pt/wp-content/plugins/genesis-simple-share/assets/




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

87 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Santiago do Cacém - VER TODAS

Boletim Municipal N.º 55

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Santiago do Cacém

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.