Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Start-up Braga e Human Power Hub criam ambiente propício ao crescimento das empresas

26/03/2021

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, participou no Workshop digital ´EDC - Local sobre Empreendedorismo nos Municípios e o papel das Incubadoras e das Políticas Públicas´. 

A sessão abordou o tema das incubadoras no ecossistema empreendedor e o seu impacto no desenvolvimento local e perspectivas para o futuro. O Edil lembrou que, em Braga, foram já criados mais de 700 postos de trabalho directamente associados a empresas que fizeram e fazem parte do ecossistema da Startup Braga, tendo as mesmas angariado um valor superior a 80 milhões em financiamento. 

“No que diz respeito ao empreendedorismo associado à inovação estamos a trabalhar em duas vertentes: uma de cariz empresarial, associada à Startup Braga, e outra de inovação de base social, com o projecto Human Power Hub. Estas duas incubadoras, em contextos diferentes e com objectivos diversificados, criam o ambiente propício para que as ideias de negócio sejam bem-sucedidas e para que as empresas possam crescer, recrutar mais colaboradores e alcançar novas fontes de financiamento”, disse. 

O Autarca sublinhou que no Quadrilátero Urbano estão localizados três dos dez concelhos mais exportadores do pais, o que cria oportunidades de sinergia entre as empresas incubadas ou acompanhadas na Startup Braga e as empresas já consolidadas no território. “Este factor permite entregar às startups o outsourcing de processos de inovação das grandes e médias empresas deste território. Fomentar este tipo de sinergias e trabalho em rede é essencial”, referiu. 

Por fim, Ricardo Rio sublinhou a colaboração estreita do Município com o IEFP tendo em vista a qualificação dos recursos humanos para que vão ao encontro das competências procuradas pelas empresas da região. “Associada a esta dinâmica temos a qualificação do território e da qualidade de vida que permite a captação e retenção de talentos e recursos humanos”, afirmou. 

Neste evento foi ainda apresentado o projecto do Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) denominado "Políticas Públicas de Incentivo à Criação de Negócios e Empreendedorismo nos Municípios Portugueses". 

O Workshop teve como oradores José Vale (Iapmei - Agência para a Competitividade e Inovação), Patrícia Jardim da Palma (CAPP, ISCSP-ULisboa), Ricardo de Moraes Soares (CAPP, ISCSP-ULisboa), Miguel Pinto Luz (Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais), Paulo Santos (Diretor da Incubadora Instituto Pedro Nunes), Diogo Casaleiro (Coordenador da Mafra & Ericeira Business Factory) e Hernâni Dias (Presidente da Câmara Municipal de Bragança e Presidente do Bragantia-Ecopark). 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

71 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Braga - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Braga

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.