Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Albergaria-a-Velha tem uma nova biblioteca

Com a entrega do fundo documental e outros recursos não-livro, concluiu-se, ontem, o apetrechamento da Biblioteca da Escola da Avenida. A partir de agora, os vários recursos deste novo equipamento estão disponíveis para usufruto dos alunos, mas também da comunidade, através do catálogo online da Rede de Bibliotecas de Albergaria-a-Velha. O investimento global no novo espaço foi superior a 28 mil euros.

A Biblioteca da Escola da Avenida foi concebida tendo em conta os novos paradigmas de aprendizagem, que valorizam os ambientes de inovação e criatividade nas escolas. Assim, além dos habituais livros, jogos e outros recursos didáticos que costumam fazer parte de um equipamento deste tipo, a biblioteca tem ao dispor dos alunos uma impressora 3D, um quadro interativo, tablets e outros materiais tecnológicos, que convidam os mais novos a experimentar e a criar novas soluções para diferentes desafios.

É de salientar que o fundo documental e algum mobiliário foram financiados a 50% no âmbito de uma candidatura à Rede de Bibliotecas Escolares, submetida em 2020 pelo Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha, com a parceria do Município. Ao todo, foram adquiridos 752 recursos entre livros, jogos e puzzles. O fundo documental é constituído por literatura, mas também por livros temáticos das mais diversas áreas, como Ciência, Tecnologia, Ambiente, História, Corpo Humano ou Desporto, que promovem a descoberta de novos interesses e apoiam a aprendizagem formal e não-formal. O valor total da candidatura foi de 12 mil euros, tendo a Câmara Municipal comparticipado com metade do montante.

Para assinalar simbolicamente o apetrechamento da nova biblioteca, estiveram presentes Catarina Mendes, Vereadora da Educação, Isabel Nina, Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Manuela Rodrigues, Coordenadora da Escola da Avenida, Romy Silva, representante da Direção do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha, Sónia Almeida Valente, Chefe de Divisão de Educação e Ação Social do Município, bem como o Grupo de trabalho responsável pela criação e implementação da Biblioteca Escolar. Todas elogiaram a qualidade da nova coleção, que inclui títulos muito atuais, e destacaram a importância de fomentar a inovação e a modernidade no espaço escolar.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

92 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Albergaria-a-Velha - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Albergaria-a-Velha

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.