Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Autoridades locais e regionais preparam recuperação dos territórios no período pós-pandemia

23/03/2021

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, participou hoje, 23 de Março, num debate sobre o tema da ´Recuperação pós-pandémica a nível local e regional´ a convite do Grupo PPE do Parlamento Europeu e do PPE do Comité das Regiões.   

Segundo Ricardo Rio, o período da pandemia trouxe ´grandes responsabilidades´ às autarquias locais e autoridades regionais, quer ao nível da prevenção, cuidados de saúde, testagem e vacinação, quer no que se refere aos apoios sociais aos cidadãos e instituições, com iniciativas de apoio à resiliência e recuperação do tecido empresarial.  

“Neste momento de enormes dificuldades, fomos capazes de demostrar a nossa importância, tendo desenvolvido um trabalho essencial nas referidas áreas. Para isso muito contribuiu a governação multinível, o envolvimento da sociedade civil e o reforço da descentralização e da cooperação internacional, com o Comité das Regiões a ter um papel fundamental”, disse.  

De acordo com o Edil, ao mesmo tempo que as autoridades locais e regionais acorrem às necessidades imediatas da população, estão também a preparar o futuro. “Promovemos a recuperação das nossas economias contribuindo para os objectivos partilhados com a União Europeia, nomeadamente a promoção da competitividade, o apoio ao empreendedorismo e inovação e a descarbonização”, afirmou, destacando a aposta de Braga na mobilidade urbana sustentável, na valorização da economia circular e dos recursos naturais e na reinvenção do espaço público.   

Sobre a digitalização, o Autarca referiu que, neste período e para o futuro, foi fundamental o apoio do Município de Braga às escolas, na disponibilização de equipamentos informáticos, e ao tecido empresarial, nomeadamente às pequenas e médias empresas para que criassem os seus negócios em plataformas online e continuassem a sua actividade chegando a um público mais alargado. “Investimos na capacitação tecnológica da Cidade e na acessibilidade de serviços públicos por via digital”, salientou.  

Por fim, Ricardo Rio enfatizou a necessidade de uma visão integrada que represente um comprometimento definitivo da União Europeia com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), concretizando-se no reforço e capacitação das entidades locais e da alocação das verbas do Plano de Recuperação e Resiliência.  “Há dois eixos centrais nesta área: a dimensão política, com o fortalecimento dos ODS na estratégia anual de desenvolvimento sustentável, e o novo modelo de governação, aberto à sociedade civil e autoridades locais, com partilha de boas práticas”, concretizou.  

Neste debate estiveram presentes responsáveis de diversas cidades europeias, como Helsínquia, Atenas, Sófia, Madrid, Nice ou Cluj-Napoca, assim como a Comissária Europeia de Serviços Financeiros, Estabilidade Financeira e União dos Mercados de Capitais, Mairead McGuinness, e o Comissário responsável pelo Orçamento e Administração, Johannes Hahn.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

68 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Braga - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Braga

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.