Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Município plantou Carvalho Alvarinho para assinalar o Dia Internacional das Florestas

No âmbito do Dia Internacional das Florestas, celebrado a 21 de março, o Município de Albergaria-a-Velha plantou, hoje, um Carvalho Alvarinho no jardim da Alameda 5 de Outubro. Esta iniciativa insere-se na campanha Restauro Florestal: o caminho para a recuperação e o bem-estar, promovida pelo ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, que disponibilizou gratuitamente 50 000 árvores autóctones a entidades locais, proprietários rurais e cidadãos para a plantação nas suas propriedades.

A plantação em Albergaria-a-Velha contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, António Loureiro, das Vereadoras Catarina Mendes e Sandra Almeida, bem como de colaboradores municipais da Divisão do Ambiente e Gabinete Técnico Florestal. Neste momento simbólico, o Executivo decidiu dar o nome “Tucha” à árvore plantada, em homenagem à artista Tucha Martins, recentemente falecida, e que organizava, todos os anos, o Festival Dos Modos Nascem Coisas no mesmo local onde agora está o Carvalho Alvarinho. Esta espécie autóctone é uma árvore de grande porte, que atinge 30 a 40 metros de altura e tem um tempo de vida entre 500 a 1000 anos.

O tema deste ano do Dia Internacional das Florestas pretende realçar a importância da ação para a recuperação das florestas, na medida em que florestas saudáveis significam população saudável. Dos ecossistemas florestais extrai-se a base para muitos produtos farmacológicos e as florestas podem constituir uma proteção adicional para futuras pandemias. Para o ICNF, todas as árvores contam e a população deve trabalhar para recuperar as florestas degradadas, para o bem comum.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

87 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Albergaria-a-Velha - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Albergaria-a-Velha

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.