Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Braga integra rede europeia inovadora para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável

15/03/2021

Braga foi a Cidade portuguesa seleccionada no novo projecto SDG in Cities do programa Urbact. O projecto terá início no próximo mês de Abril e irá concretizar-se até ao final de 2022. Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, considera que “esta escolha é mais um sinal que o trabalho que Braga está a fazer na área da sustentabilidade está a ser reconhecido internacionalmente”.  

Braga foi uma das duas Cidades portuguesas seleccionadas pela Rede Urbact para concorrer à integração nesta rede-piloto para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030 das Nações Unidas, tendo sido a escolhida para representar Portugal nesta rede. “Esperamos poder partilhar as experiências efectuadas para atingir os ODS e aprender com os nossos parceiros europeus ao longo dos próximos dois anos”, referiu o Autarca. 

O principal objectivo deste projecto inovador é que as Cidades seleccionadas troquem experiências, aprendam com pares europeus e internacionais, desenvolvam capacidades para o processo de localização dos ODS nos seus territórios e desenvolvam ferramentas para os localizar. Todas essas actividades visam melhorar a maneira como as Cidades abordam os ODS localmente. A rede visa também fortalecer as sinergias entre URBACT, o Conselho Europeu dos Municípios e Regiões (CEMR), a União Europeia e outras organizações internacionais na busca dos mesmos objectivos. 

Ao longo de 15 anos, o programa URBACT tem sido o programa de Cooperação Territorial Europeia com o objectivo de promover o desenvolvimento urbano integrado e sustentável em Cidades de toda a Europa. É um instrumento da Política de Coesão, co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, pelos Estados-Membros, pela Noruega e pela Suíça. O fundo disponível para o projecto atinge os 1,724,310.00€, financiados na sua totalidade pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, um instrumento financeiro da Comissão Europeia cuja finalidade é apoiar o desenvolvimento económico das regiões da União Europeia. 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

74 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Braga - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Braga

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.