Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Sintra inicia empreitada do Parque Linear da Ribeira das Jardas

A Câmara Municipal de Sintra vai iniciar a empreitada de execução do Parque Linear da Ribeira das Jardas, que representa um investimento no valor de 1 milhão e 588 mil euros.

O Parque Linear irá criar uma ligação pedonal e ciclável ao longo da Ribeira das Jardas e requalificar o espaço urbano e rural junto à mesma, abrangendo áreas da União das Freguesias de Cacém e S. Marcos, União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra e Freguesia de Rio de Mouro.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, frisou que “a requalificação do espaço urbano e do espaço rural que acompanha a Ribeira das Jardas é a adequação dos espaços públicos às novas exigências quotidianas de fruição do espaço coletivo de recreio e de lazer”.

Serão igualmente criadas alternativas de mobilidade sustentável, através da criação de um eixo pedonal e ciclável entre a cidade de Agualva-Cacém e Fitares/Rinchoa (Parque Urbano do Cacém e Parque Desportivo e Recreativo de Fitares). O percurso desenvolver-se-á numa área de aproximadamente 8 hectares, em espaço urbano consolidado e ao longo da Ribeira das Jardas, um corredor naturalizado.

Na zona urbana será intervencionada parte da área da Av. dos Missionários, Rua do Patriarca D. António Ribeiro e Rua Escola António Sérgio, na cidade de Agualva-Cacém.

Nesta área predominantemente habitacional serão implementadas melhorias nas condições de circulação pedonal, com o alargamento de passeios, revitalização dos espaços verdes, instalação de mobiliário urbano, criação de uma ciclovia e implementação de nova sinalização.

A área de intervenção na zona rural compreende uma parcela de terreno que se desenvolve ao logo da Ribeira das Jardas e junto à qual se fará a ligação a Fitares/Rinchoa através da criação de uma passagem sobre o viaduto da CP para o Parque Desportivo e Recreativo de Fitares.

No local onde se situava, outrora, uma quinta agrícola, os trabalhos preveem a execução de um “espaço de lazer em zona rural”, constituído por um percurso pedonal, um percurso clicável e zonas de estar, com equipamento e mobiliário urbano adequado. Irá proceder-se igualmente ao restabelecimento da vegetação ripícola ao longo da ribeira e à criação de bosques de Carvalhal, reabilitando a naturalidade do espaço.

A empreitada de execução do Parque Linear da Ribeira das Jardas está incluída no Programa Portugal 2020, que financia estas intervenções em 50%.

 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

87 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Sintra - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Sintra

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.