Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Albergaria-a-Velha partilhou resultados da integração numa rede de transferência URBACT

O Município de Albergaria-a-Velha, juntamente com outros 18 municípios do País, participou ontem na Maratona das Transferências - Evento Nacional de Partilha de experiências URBACT, que promoveu a troca de experiências e resultados da participação dos concelhos em Redes de Transferência URBACT.

No painel Governança - que deu a conhecer projetos que implicaram o envolvimento direto dos órgãos de poder local na implementação das boas práticas – Catarina Mendes, Vereadora da Educação, explicou o impacto que a Rede de Inovação Educacional On Board teve na cidade e quais os resultados mais visíveis. Para a autarca, a rede de transferência permitiu congregar vários atores e entidades numa rede local que, recorrendo a uma metodologia informal e criativa, promoveu a melhoria da qualidade da Educação a vários níveis. O trabalho em equipa com os parceiros europeus permitiu conhecer projetos diferenciadores de outras cidades e estudar a melhor forma de os adotar à realidade Albergariense.

Outro aspeto positivo salientado por Catarina Mendes foi a possibilidade de interligar a boa prática europeia – neste caso, o Brain Gym, que explora as competências básicas essenciais para uma aprendizagem de sucesso – com outros projetos existentes a nível nacional ou regional, como o Educ@RA, desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal de Aveiro. Quer pela metodologia utilizada, pelo conhecimento que acrescenta, quer pelo trabalho em rede, a Vereadora da Educação acredita que vale a pena apostar nas redes de transferência de boas práticas.

No painel Governança, Albergaria-a-Velha esteve acompanhada pelos Municípios do Porto, Aveiro, Loures e Melgaço, cujos projetos incluíam o desenvolvimento de hortas comunitárias, a dinamização do comércio local, a integração de vários serviços num único cartão municipal ou a promoção da inovação nos recursos humanos das autarquias.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

109 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Albergaria-a-Velha - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Albergaria-a-Velha

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.