Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Diretora Regional do ICNF visitou Boticas

A Diretora Regional do Norte do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Sandra Sarmento, acompanhada por técnicos do ICNF, visitou esta segunda-feira, dia 1 de março, as intervenções na rede primária de faixas de gestão de combustível a decorrer no Concelho de Boticas, nomeadamente nas localidades de Pinho, Curros e Mosteirão.

A visita foi acompanhada pelo Presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, contando também com a comparência do Comandante Distrital de Operações de Socorro de Vila Real (CODIS), Álvaro Ribeiro, do Comandante dos Bombeiros Voluntários de Boticas (BVB), Carlos Gomes, e do técnico do Gabinete Técnico Florestal (GTF) da autarquia.

Os trabalhos de gestão florestal levados a cabo pelo ICNF no Município de Boticas, mais propriamente a abertura/beneficiação da rede primária de faixas de gestão combustível, a manutenção da rede viária (caminhos e estradões) e ainda da rede divisional (corta-fogos), permitem defender a vasta mancha florestal do Concelho contra os incêndios.

Para a Diretora Regional do ICNF, Sandra Sarmento, “o trabalho de prevenção e de proteção da floresta contra incêndios é feito através de várias ações no terreno, sempre com o objetivo de reduzir o número de incêndios e área ardida, salvaguardando também pessoas e bens”.

“No caso concreto de Boticas, que tem uma grande área florestal de pinheiro bravo, é fundamental que se realizem estas intervenções, para garantir que os meios de combate aos incêndios possam atuar de forma rápida”, disse a responsável.

Por sua vez, o Presidente da Câmara, Fernando Queiroga, referiu que “o combate aos incêndios florestais faz-se sobretudo na prevenção, através de ações que permitam valorizar e preservar o património florestal do Concelho de Boticas, numa ótica de gestão mais eficiente, criadora de mais -valias e riqueza para a região”, acrescentando que “estas medidas têm contribuído para a diminuição do número de ignições e de área ardida, facto que me deixa naturalmente satisfeito”.

O autarca afirmou ainda que “o Município tem atempadamente feito a sua parte no que concerne à gestão de combustíveis junto a estradas municipais, manutenção de estradões florestais e outras áreas suscetíveis de intervenção”.

Por outro lado, o CODIS de Vila Real, Álvaro Ribeiro, reforçou que “estas ações são importantes para salvaguardar a floresta e facilitar a operacionalidade dos meios envolvidos no combate aos incêndios florestais”, ressalvando, no entanto, que “a proteção e defesa da floresta depende de todos”.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

85 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Boticas - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Boticas

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.