Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Reuniao de Camara realizou-se na segunda-feira

Executivo esteve reunido nos Paços do Concelho, onde voltou a ter lugar mais uma sessão de trabalho deste órgão autárquico.

Os Paços do Concelho de Arronches receberam na tarde desta segunda-feira, dia 22 de fevereiro, mais uma reunião do executivo autárquico, composto pela presidente Fermelinda Carvalho, pelo vice-presidente João Crespo e pelos vereadores Paulo Furtado, Nelson Velez e Carlos Rodrigues.

Como habitualmente acontece, a sessão iniciou com a apreciação do expediente e dos requerimentos que deram entrada nos serviços municipais, tendo nessa fase sido deferidos mais dois apoios ao abrigo do Programa de Apoio à Fixação de Famílias Jovens, um na modalidade de apoio à infância e outro na modalidade de apoio à habitação.

Esta reunião ficou também marcada pela realização da hasta pública para arrendamento de mais uma habitação na zona histórica. Apesar da presença de um considerável número de candidatos, a autarquia só dispunha neste momento de uma habitação desocupada. Porém, encontram-se já a decorrer os processos para recuperação de outras moradias no centro vila, cujo destino é igualmente o arrendamento jovem.

De seguida, todo o executivo concordou com a abertura do Programa Municipal de Formação e Ocupação em Contexto de Trabalho, que possibilita a inserção social e melhoria das condições de vida das pessoas e famílias mais carenciadas, assim como permite facultar aos jovens que concluíram a sua formação escolar uma tomada de contacto com o mundo laboral. Desta feita, o Programa durará até final do ano e pode colocar um máximo de vinte candidatos.

Nos pontos seguintes foram aprovadas as propostas efetuadas no sentido de se atribuir um subsídio a várias instituições do concelho, em especial àquelas que foram assoladas por surtos de Covid-19, como são exemplo a Associação Casa Juvenil Nossa Senhora da Assunção, onde ficaram infetadas 12 pessoas entre utentes e funcionários e o Centro Social de Mosteiros, cujo surto afetou 53 pessoas, lamentando-se o falecimento de 4 utentes. Procurando minorar os efeitos decorrentes destas situações e perante o impacto que o surto teve na Estrutura Residencial de Pessoas Idosas de Mosteiros, a Santa Casa da Misericórdia disponibilizou de imediato recursos humanos e materiais, que se revelaram um auxílio fundamental para manter o bom funcionamento da instituição ao longo de semanas, pelo que a autarquia entendeu também atribuir um subsídio, no sentido de ajudar com os elevados gastos em equipamentos de proteção. Pelas mesmas razões, bem como pela quebra de serviços, ficou também destinada a atribuição de um valor à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arronches, que tem tido um papel fulcral perante toda esta situação pandémica, colaborando com a autarquia e com as restantes instituições concelhias no sentido de manter a população a salvo da doença, situação que implicou um custo adicional para a mesma, designadamente ao nível da aquisição de equipamentos de proteção individual e transporte de casos suspeitos de infeção. No total, foi atribuído às instituições supracitadas o valor de 40.000,00€.

Deferida foi também a proposta que visa a atribuição de subsídios às Juntas de Freguesia de Esperança e de Mosteiros, para que estas possam instalar estruturas para ossários nos cemitérios das respetivas freguesias, dando assim resposta às muitas solicitações que têm sido efetuadas nesse sentido. Para o efeito, o investimento total será de 29.000,00€.

A finalizar, o executivo abordou o estado de conservação da Estrada Nacional n.º 246, que liga Arronches a Portalegre, sendo comunicado que se aguarda uma reunião com as Infraestruturas de Portugal, S.A., tendo em vista a resolução do problema.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

108 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Arronches - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Arronches

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.