Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Vacinação contra a COVID – 19 vai decorrer em Baião

O presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, visitou na tarde de 18 de fevereiro a estrutura que vai receber a vacinação contra a COVID-19, situada junto ao Centro de Saúde local.

Este equipamento foi montado por trabalhadores da Câmara Municipal de Baião e com meios da autarquia, prevendo-se que a vacinação arranque a partir do dia 23 de fevereiro.

Tratou-se de uma colaboração com o Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Tâmega ACES-Tâmega 1, para permitir que a vacinação contra a COVID-19 decorra em Baião.

A visita de Paulo Pereira foi acompanhada pela Delegada de Saúde de Baião, Gabriela Saldanha, pela vogal do ACES-Tâmega 1, Lúcia Carvalho, pela diretora da Unidade de Saúde Familiar de Baião, Cristiana Ribeiro e pela enfermeira do Centro de Saúde afeta à “missão” COVID-19, Ana Paula Castro.

Estiveram ainda presentes o Coordenador Municipal de Proteção Civil de Baião, José Manuel Ribeiro e alguns dos colaboradores da câmara que montaram a estrutura de vacinação.

Paulo Pereira agradeceu o trabalho desenvolvido pelos trabalhadores do Centro de Saúde e das unidades de saúde do concelho, e de outras entidades do concelho no combate à COVID-19 e no apoio às populações. Lançou também um agradecimento caloroso a todos os trabalhadores da autarquia que têm dado o seu melhor, procurando por diversas formas e em várias áreas contribuir para o bem-estar dos cidadãos baionenses nesta fase difícil.

“Sempre entendemos que era muito importante que a vacinação ocorresse em Baião, para que os cidadãos não tivessem de deslocar-se para outros territórios e para que pudéssemos, o mais possível, evitar ajuntamentos e viagens longas, e principalmente quando estamos a falar de cidadãos que requerem cuidados especiais”, referiu Paulo Pereira.

“Agradecemos ao ACES-Baixo Tâmega a disponibilidade manifestada e salientamos o empenho de todos os envolvidos na promoção do bem-estar dos nossos cidadãos”, acrescentou.

O autarca garante que a Câmara Municipal continuará a mobilizar todos os esforços para proteger a população contra a pandemia por COVID-19.

Por sua vez, a delegada de saúde Gabriela Saldanha disse que é muito importante que os cidadãos tenham uma grande paciência e calma no que diz respeito à vacinação. “Estamos perante um processo muito longo. Teremos de esperar a chegada das vacinas que será gradual. Como todos sabemos, nesta fase serão vacinadas as pessoas com mais de 50 anos e com doenças crónicas (insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal ou doença respiratória crónica) e as pessoas com mais de 80 anos. É importante que toda a população continue a seguir as recomendações da Direção-Geral de Saúde até que esteja garantida uma imunidade de grupo”.

 

ESTRUTURA DE VACINAÇÃO

A estrutura de vacinação resulta de uma readaptação da Área Dedicada a Doentes Respiratórios (ADR) criada junto ao Centro de Saúde. A Câmara de Baião irá mobilizar trabalhadores que estarão junto da estrutura para encaminharem os cidadãos para o local de vacinação e informar sobre os passos a seguir.

A estrutura possui uma área de receção, duas cabinas de vacinação e uma área de recobro, onde os utentes irão aguardar 30 minutos após a administração da vacina, para avaliação do eventual surgimento de reações negativas. Está equipada com ar condicionado.

Esta estrutura, criada ao lado do edifício do Centro de Saúde de Baião, apresenta as condições necessárias para receber a população do Concelho durante o processo de vacinação, cumprindo as normas da Direção-Geral da Saúde para o efeito.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

124 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Baião - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Baião

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.