Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Albergaria-a-Velha é membro fundador da Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude

A Direção da FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis confirmou a admissão do Município de Albergaria-a-Velha, como membro fundador, na Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude. Esta plataforma, criada no final do ano de 2020 pela FNAJ e que conta já com mais de 70 Municípios portugueses, tem como missão consolidar a ligação e cooperação entre o movimento associativo juvenil e as autarquias, traduzindo-se numa rede de contacto e compromisso para a implementação de reais políticas de Juventude, potenciadora de uma abordagem inovadora na forma de encarar as questões da participação jovem.

A pertença a esta Rede pioneira eleva o atual compromisso da Autarquia Albergariense com os jovens e as jovens do Concelho, potenciando a criação de mais e melhores políticas amigas da Juventude, por meio da partilha de boas práticas, da criação de estratégias e da promoção de sinergias associativas e municipais, que esta plataforma encerra.

A FNAJ, por meio das mais de mil associações juvenis da sua rede nacional que envolve cerca de meio milhão de jovens, prestará apoio ao Município de Albergaria-a-Velha na criação e otimização das ferramentas de participação e dos espaços de diálogo jovem, o que se irá traduzir na dinamização de planos de ação de políticas amigas da Juventude e de projetos que se adequem às suas intenções.

Já no início do mês de março, irá decorrer o primeiro Encontro de Municípios Amigos da Juventude, um evento digital, no qual serão apresentadas as linhas orientadoras desta plataforma e os projetos FNAJ de impulso e otimização da ação para a Juventude dos Municípios. Também está agendado um debate, entre as mais de 70 Autarquias que já aderiram a esta plataforma nacional, sobre os desafios futuros das Políticas de Juventude de Base Local.

Para Catarina Mendes, Vereadora da Educação e da Juventude, “este é mais um passo na concretização de um objetivo e compromisso com a Juventude Albergariense. Surge como resultado de trabalho conjunto, tendo iniciado com a apresentação e implementação de metodologias e abordagens estruturadas, participativas e focadas na auscultação dos movimentos juvenis locais no Conselho Municipal da Juventude, criado em 2017”.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

129 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Albergaria-a-Velha - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Albergaria-a-Velha

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.