Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Municipio disponibiliza equipamentos informaticos para ensino a distancia

À semelhança do ano passado, no primeiro encerramento dos estabelecimentos de ensino devido à pandemia da Covid-19, o município de Alenquer está a proceder ao empréstimo de computadores e ligações à Internet a alunos que não dispõem destes equipamentos em casa.

Em abril de 2020 a autarquia adquiriu 125 computadores portáteis e mais de 50 ligações à Internet, num investimento global de aproximadamente 60 mil euros, a que se vão juntar 48 tablets que equipam as “Salas de Aula do Futuro”.

Também os Agrupamentos Escolares do concelho, de acordo com a sua capacidade e disponibilidade, estão a ceder equipamentos informáticos a alunos em situação de infoexclusão.

Nas últimas duas semanas o Município e Agrupamentos de Escolas encetaram um levantamento das necessidades das famílias, e após uma análise aos dados recolhidos deu-se início à entrega de computadores e ligações Internet aos alunos, conscientes que não será possível dar resposta a todos os pedidos. 

De recordar que o ano passado o Ministério da Educação apresentou um Plano de Ação para a Transição Digital das escolas que previa, entre outras medidas, a disponibilização de um computador portátil a todos os alunos do ensino básico e secundário.

No âmbito do nosso concelho, e até à presente data, apenas foram distribuídos computadores portáteis do Plano de Ação para a Transição Digital do Ministério da Educação aos alunos abrangidos pelos escalões da Ação Social do ensino secundário, o que qualquer forma já veio ajudar a minimizar as necessidades dos alunos e famílias.

O vereador da Educação, Rui Costa, tem estado a acompanhar os primeiros dias de ensino à distância junto dos Agrupamentos de Escolas, sendo uma das prioridades “identificar as situações de infoexclusão absoluta, ou seja, aqueles casos em que os alunos não têm à sua disposição um qualquer equipamento tecnológico que lhes permita assistir às aulas, seja um telemóvel, um tablet, um computador ou uma ligação à Internet”, explica.

Rui Costa esclareceu ainda que “algumas empresas e munícipes têm manifestado a sua disponibilidade para apoiar esta iniciativa, tendo-se reunido mais alguns equipamentos, nomeadamente computadores portáteis, que vêm reforçar este apoio a alunos e suas famílias”.

“Em conclusão, importa referir que indo além das suas competências, a Câmara Municipal de Alenquer, assumindo o seu papel de Município Educador, pretendeu com mais este investimento na aquisição de equipamentos informáticos, contribuir para a mitigação desta necessidade sentida pela comunidade escolar. Ajudando as famílias e encontrando em conjunto com os órgãos competentes das escolas, as soluções possíveis face a esta nova realidade”, concluiu o vereador da Educação.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

108 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Alenquer - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Alenquer

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.