Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Município de Amarante reforça gabinete de apoio psicológico

A situação de pandemia provocada pela COVID-19 levou os serviços de Saúde do Município a implementar respostas adaptadas à nova realidade e, desde a primeira vaga, que Amarante disponibiliza acompanhamento psicológico a adultos, jovens, crianças e suas famílias em situação de crise emocional. A Resposta de Apoio Psicológico (RAP) oferece acompanhamento psicológico não presencial (via telefone, whatsapp), mas também presencial, com marcação prévia e sempre a situação o exija.

Está ainda disponível a Resposta de Intervenção em crise que presta os primeiros socorros psicológicos a qualquer pessoa/família que esteja perante um evento de crise e potencialmente traumático. Nos primeiros meses da pandemia, este foi o apoio mais solicitado, com relato de situações de medo, ansiedade, dificuldade de auto-controlo e de como reagir perante a nova doença.

As vítimas de violência doméstica encontram apoio no Gabinete Bem-me-quer, que integra a Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica, através da avaliação do risco e definição de um plano ajustado de segurança pessoal e do acompanhamento psicológico. Nos últimos meses de 2020, à semelhança das estatísticas nacionais, houve um aumento dos pedidos de ajuda psicológica, não só de situações antigas, que com o confinamento das vítimas e agressores levou a novos episódios de violência, mas também de novos pedidos de ajuda. Desde março de 2020 até à data, no Gabinete Bem-Me-Quer - que assegura de forma integrada e com caráter de continuidade, o atendimento, apoio e encaminhamento personalizado das vítimas, tendo em vista a proteção das mesmas - foram atendidas 45 vítimas de violência doméstica.

Neste momento, o Gabinete Apoio Psicológico tem 43 adultos em acompanhamento psicológico, e o Gabinete 100 Porquês tem 36 crianças e jovens.

A Intervenção em Crise, cujo principal objetivo é intervir o mais precocemente possível, recebeu, ao longo dos últimos meses, 25 pedidos de apoio emocional em situação de crise. Doze destes processos foram encaminhados para apoio psicológico individual no Gabinete de Apoio Psicológico Adultos.

Os números de apoio são: 917 573 834 (Ana Carvalho); 912 127 804 (Sónia Monteiro); e 914 680 624 (Elisabete Ferreira). 

 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

148 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Amarante - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Amarante

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.