Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Programa de Desporto Adaptado com balanço positivo em tempos de pandemia

Não obstante os constrangimentos provocados pela Covid-19 desde março do ano passado, o Programa de Desporto Adaptado de Albergaria-a-Velha manteve-se ativo em 2020, tendo realizado um total de 526 aulas/treinos, envolvendo 48 participantes.

O ano começou de forma promissora, com a realização do Seminário Um Território. Uma Associação! – Desporto. Adaptado?, que reuniu, em Albergaria-a-Velha, dezenas de atletas e técnicos que promovem a inclusão através do desporto. Em janeiro, foi ainda aprovada a filiação do Clube da APPACDM de Albergaria-a-Velha na Associação de Natação Centro Norte e Federação Portuguesa de Natação e, no mês seguinte, foi celebrado um protocolo para a implementação do projeto Natação Adaptada para Populações Especiais Aprender a Nadar para Incluir, Formar para Competir. Nos dois primeiros meses de 2020, atletas do programa participaram em cinco provas/encontros de atletismo, natação e boccia que decorreram em Braga, Ovar, Aveiro, Santa Maria da Feira e Mealhada.

A partir de março, com a pandemia da Covid-19, as sessões não pararam, mas foram reajustadas a um novo formato. Foram criadas aulas online de exercício físico individualizadas, planeadas e filmadas, adaptadas a cada participante (tendo em conta as suas capacidades) e, posteriormente, enviadas, juntamente com a explicação e indicação dos exercícios a fazer. Após o envio do plano de treino, era feito o acompanhamento, com o auxílio dos pais – tiravam-se dúvidas, ajustavam-se exercícios e controlava-se a PSE (Perceção Subjetiva de Esforço) e a motivação. Estas aulas foram muito bem aceites, quer pelos participantes, quer pelos pais, que, muitas vezes, acompanharam os seus filhos na atividade física.

Embora no verão tenham sido organizadas sessões individuais de exercício físico ao ar livre, as aulas online continuam a ter uma presença forte no desenvolvimento do Programa de Desporto Adaptado. Quando as condições meteorológicas o permitem, a Técnica de Desporto desloca-se às instituições e desenvolve as aulas no exterior, com respeito pelas normas de segurança e distanciamento físico.

Ciente de que o Programa de Desporto é bem-sucedido na promoção da integração das pessoas portadoras de deficiência e/ou incapacidade na dinâmica desportiva do Concelho, o Município celebrou, esta manhã, um novo contrato-programa de desenvolvimento desportivo com a APPACDM de Albergaria-a-Velha. No âmbito desta parceria, a Autarquia vai continuar a apoiar financeiramente o projeto com uma verba anual de 22 mil euros, além de outros apoios, como a cedência gratuita dos equipamentos municipais e materiais didáticos e desportivos, a realização de seguros de acidentes pessoais ou o pagamento das inscrições em provas/encontros.

 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

157 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Albergaria-a-Velha - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Albergaria-a-Velha

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.