Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

COMUNICADO &8211; Casos de COVID-19 na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas de Alvalade

A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano e a Câmara Municipal de Santiago do Cacém têm vindo, ao longo dos últimos meses, a acompanhar em permanência a evolução da pandemia, sob a coordenação da Autoridade Local de Saúde (Unidade de Saúde Pública do Litoral Alentejano) e em estreita articulação com as Forças de Socorro e Segurança e todas as instituições do território.

Ontem, 26 de janeiro, o concelho de Santiago do Cacém atingiu os 199 casos ativos com a doença COVID-19, situação que nos merece preocupação e obriga ao reforço dos meios de prevenção e combate à disseminação da pandemia.

Parte destes casos dizem respeito a um surto que foi detetado na ERPI – Estrutura Residencial para Pessoas Idosas de Alvalade, onde 10 funcionários e 28 utentes testaram positivos, mas que não carecem, nesta altura, de cuidados hospitalares.

Esta situação é complexa e delicada, pelo que está a merecer a máxima atenção e dedicação de todas as entidades, principalmente da Autoridade Local de Saúde de Santiago do Cacém e da ULSLA.

O primeiro caso de um funcionário positivo foi detetado no passado dia 30 de dezembro, na sequência de rastreio realizado.

Posteriormente, a 4 de janeiro, foi realizado rastreio a todos os funcionários e utentes/residentes da Instituição sendo que todos os resultados foram negativos.

Contudo, e na sequência da identificação de 2 casos positivos no passado domingo, foi a ERPI novamente rastreada no transato dia 25 de janeiro, tendo sido detetados novos casos que se encontram em isolamento numa das alas do Lar.

A Casa do Povo de Alvalade implementou, desde o início da pandemia as medidas, os planos de contingência e as orientações emanadas pela Autoridade Local de Saúde Pública, pela DGS e Segurança Social, em todas as respostas sociais.

A instituição conta com o apoio da Autoridade Local de Saúde Pública para anular a cadeia de contágio e acompanha, permanentemente, a evolução epidemiológica e o estado de saúde de todos os infetados.

Em paralelo, a ULSLA disponibilizou 1 Médico da UCSP de Santiago do Cacém que acompanhará in loco a situação clínica e a evolução de sintomatologia nos utentes e profissionais, em articulação com a Autoridade Local de Saúde Pública e com a equipa médica do Serviço de Medicina Interna do Hospital do Litoral Alentejano – ULSLA.

Aos utentes, profissionais e famílias, que enfrentam esta doença, desejamos rápida recuperação, reiterando que contam com o nosso esforço conjunto para a prestação dos cuidados necessários.

Aos profissionais que se encontram na linha da frente no combate à pandemia, fica o nosso reconhecimento pela prestação de serviço público e à comunidade que todos os dias vos mobiliza!

Apelamos para que todas e todos redobrem os cuidados de saúde e higiene, cumpram o confinamento e as recomendações da Direção-Geral da Saúde. Temos de adotar atitudes preventivas para salvar vidas, defender a nossa saúde, das nossas famílias e da comunidade, porque está nas mãos de cada um de nós vencer esta batalha.

Comunicado estrutura residencial idosos

jQuery(document).ready(function($){$(#facebook-after-39069).sharrre({share:{facebook:true},urlCurl:https://www.cm-santiagocacem.pt/wp-content/plugins/genesis-simple-share/assets/js/sharrre/sharrre.php,enableHover:false,enableTracking:true,disableCount:true,buttons:{},click:function(api,options){api.simulateClick();api.openPopup(facebook);}});$(#twitter-after-39069).sharrre({share:{twitter:true},urlCurl:https://www.cm-santiagocacem.pt/wp-content/plugins/genesis-simple-share/assets/js/sharrre/sharrre.php,enableHover:false,enableTracking:true,buttons:{},click:function(api,options){api.simulateClick();api.openPopup(twitter);}});$(#pinterest-after-39069).sharrre({share:{pinterest:true},urlCurl:https://www.cm-santiagocacem.pt/wp-content/plugins/genesis-simple-share/assets/js/sharrre/sharrre.php,en




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

171 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Santiago do Cacém - VER TODAS

Boletim Municipal N.º 55

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Santiago do Cacém

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.