Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Município garante apoios às faixas mais vulneráveis da população

Tendo em conta a evolução da pandemia e as novas medidas decretadas no âmbito do Estado de Emergência, o Município de Albergaria-a-Velha reforçou a articulação institucional e solidária, estabelecendo parcerias e providenciando os meios necessários para garantir o apoio às populações mais desprotegidas e aos profissionais essenciais.

Apesar de alguns equipamentos municipais estarem encerrados, os serviços do Município continuam disponíveis via contacto telefónico, correio eletrónico e atendimento presencial, com marcação prévia. Os Serviços de Ação Social estão a acompanhar as pessoas idosas que vivem em situação de isolamento, providenciando a resolução de problemas que possam surgir no dia-a-dia. A linha de apoio psicossocial – 963 181 358 - também se encontra disponível para ajudar a mitigar situações de ansiedade.

Com as creches, jardins de infância e escolas encerradas, a Câmara Municipal está a desenvolver um trabalho em parceria com os Agrupamentos de Escolas a e Rede Solidária a fim de garantir soluções para os filhos de profissionais de áreas essenciais, crianças e jovens referenciados pela CPCJ e alunos portadores de deficiência enquadrados nas medidas de reforço adicionais. As escolas de referência que vão manter-se abertas para apoiar nestes casos são a Escola Secundária de Albergaria-a-Velha, a Escola Básica de Branca e o Centro Escolar das Laginhas. Na Rede Solidária, creches e jardins de infância, está a ser definida pela Segurança Social quais os estabelecimentos de referência. É de salientar que o Município providencia as refeições para os alunos carenciados que as solicitaram.

Não obstante esta articulação entre as diferentes entidades do Concelho, os comportamentos individuais de cada munícipe são a verdadeira “arma” para combater a Covid-19 e contribuir para a diminuição dos contágios e, consequentemente, aliviar a pressão sobre os Serviços de Saúde.

O Município apela a todos os munícipes para cumprir o dever de recolhimento domiciliário. Nas deslocações necessárias – trabalho, compra de bens essenciais, apoio a familiares – é fundamental manter o distanciamento físico, usar máscara, higienizar regularmente as mãos e respeitar as indicações da Direção-Geral da Saúde.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

157 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Albergaria-a-Velha - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Albergaria-a-Velha

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.