Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Primeira Fase da Vacinação Contra a COVID-19 nos Lares de Baião concluída com sucesso

Foi concluída com sucesso a primeira fase de vacinação contra a COVID-19 dos utentes dos quatro lares de idosos existentes no concelho de Baião.

As vacinas foram realizadas entre quarta-feira e o dia de hoje, por uma equipa de profissionais de saúde do Agrupamento de Centros de Saúde do Tâmega I – ACES Tâmega/ Centro de Saúde de Baião.

 

Foram vacinados utentes dos Lares do Centro Social de Santa Cruz do Douro, da Santa Casa da Misericórdia (Baião e Santa Marinha do Zêzere) e do Lar Hotel – Baião.

Nesta primeira fase, foram também vacinados trabalhadores destas instituições, que mais diretamente trabalham com os referidos utentes.

 

Ao todo foram administradas 221 vacinas, de acordo com critérios definidos pelas entidades responsáveis pelo processo de vacinação.

 

A Delegada de Saúde  do concelho de Baião, Gabriela Saldanha, considerou que esta etapa foi bem-sucedida e informa que todos os vacinados se encontram bem. Apela também  a que não sejam reduzidos cuidados de segurança, quer na população vacinada, quer na população em geral.

 

“Convém recordar que a toma da 1ª dose desta vacina constitui apenas um pequeno passo na luta contra a COVID-19”, alerta.

 

“De acordo com estudos científicos, a vacina conferirá, em média, 50% de imunidade para esta doença ao 12º dia após a 1ª dose. A imunidade máxima deverá ocorrer 7 dias após a 2 dose e poderá ir até aos 95%”, relembra Gabriela Saldanha.

 

“É fundamental que todas as pessoas que efetuem a vacina contra a COVID-19 continuem a ter todos os cuidados recomendamos pela DGS”, recomenda ainda.

 

Estamos ainda nas primeiras fases deste processo e a vacinação chegará a cada vez mais pessoas nas próximas fases, de acordo com o plano nacional de vacinação para a COVID-19 e a chegada das Vacinas ao nosso país.

 

O presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, mostrou-se satisfeito pelo facto de o plano de vacinação contra a COVID-19 estar a avançar em Baião.

 

“É um bom sinal. Pouco a pouco vamos trilhando um caminho para uma maior proteção da nossa comunidade. Mas ainda nos faltam muitos meses até chegarmos a um ponto de segurança, portanto até lá não podemos baixar os braços e diminuir os cuidados de prevenção da COVID-19. Todos temos de estar alerta”, conclui.

 

Recorde-se que já no início de janeiro a vacina contra a COVID-19 começou a ser administrada aos profissionais.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

161 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Baião - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Baião

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.