Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

INICIOU OBRA DA PONTE DA ALIANÇA

A obra de Construção da Ponte de Santo Adrião (Ponte Nova – “Aliança”) e acessos iniciou já esta semana.

A construção da Ponte da Aliança, que fará a ligação entre as Freguesias de Vizela (Santo Adrião) e a União das Freguesias de Tagilde e Vizela (S. Paio), vai reduzir, diretamente e de forma substancial, o tráfego no centro urbano, tal como o número de quilómetros a realizar nos transportes das mercadorias em particular aos pesados, os mais poluidores, garantindo a redução da poluição atmosférica, do ruído, das emissões de gases com efeito de estufa.

De acordo com o projeto de execução, a construção da Ponte contemplará o seguinte: Ponte numa extensão de 60,00 metros, com um único arco (vão de 45,00 metros), tabuleiro de 10,00 metros de largura e passeios para peões de 1,50m em ambos os lados;  eletrificação, nomeadamente colocação de iluminação pública e negativos inferiores para passagem de futuras infraestruturas; colocação de tubagem em manilhas de betão com 1,00 metro de diâmetro; guardas metálicas em ferro de proteção para os utilizadores da ponte.

O projeto em apreço prevê, também, a requalificação das vias que constituirão o acesso à Ponte da Aliança, quer na parte da União das Freguesias de Tagilde e Vizela (S. Paio), nomeadamente a requalificação da Rua da Trancosa, entre o Edifício Porta de Ferro (com execução de rotunda) até à ponte existente (Ponte Nova), quer na parte da freguesia de Vizela (Santo Adrião), nomeadamente a requalificação da Rua de Bouçó em toda a sua extensão até à EN 101-3.

Os trabalhos a efetuar nas vias em apreço consistem: alargamento das vias; construção de muros de vedação; construção de passeios para peões; execução de rede de águas pluviais; alteração das infraestruturas de iluminação pública e outras.

O objetivo principal do projeto de requalificação das vias de acesso à Ponte prende-se com a significativa melhoria de ligação para o trânsito da EN 101-3, bem como garantir as condições de segurança para os peões.

De destacar que, apesar dos atrasos na obra, devido à necessidade de vários pareceres de entidades externas, que colocaram em causa a evolução da mesma, a obra da Ponte Nova – “Aliança”, num valor superior a 1,5 milhões de euros, já está no terreno, cumprindo-se assim mais uma promessa do Executivo Municipal.

A Câmara Municipal considera a construção desta travessia como um projeto fundamental para o Concelho de Vizela para garantir e consolidar a rede viária municipal, uma obra que é agora uma realidade.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

138 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Vizela - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Vizela

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.