Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Um dia de cada vez é tema do Concurso criAtiva Escrita

O Município de Albergaria-a-Velha, através da Rede de Bibliotecas do Concelho, está a dinamizar o concurso criAtiva Escrita, que visa distinguir trabalhos originais nas áreas da poesia e do conto. Dirigido às escolas e à comunidade leitora em geral, o tema deste ano é Um dia de cada vez, uma expressão que espelha a esperança em melhores tempos, mas sempre com a necessária cautela.

O Concurso criAtiva Escrita integra a Agenda Municipal da Educação e visa fomentar e consolidar hábitos de leitura, de escrita e de criação artística na comunidade de utilizadores da Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha, bem como premiar e divulgar textos inéditos dos géneros lírico e narrativo. Os trabalhos devem ser entregues até 14 de março, sendo os nomes vencedores revelados a 23 de abril.

Os poemas e contos do criAtiva Escrita devem ser enviados via correio eletrónico - biblioteca@cm-albergaria.pt – sendo depois enquadrados em cinco escalões: estudantes do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB); estudantes do 2.º CEB; estudantes do 3.º CEB; estudantes do Ensino Secundário; e comunidade leitora em geral. Os textos devem ser inéditos e de autoria individual, com a exceção das crianças do 1.º CEB, que podem entregar trabalhos em grupo, desde que os membros estejam devidamente identificados. Cada participante pode concorrer com um máximo de dois textos, um de cada categoria (poesia e conto). Cada conto deverá ocupar entre duas a cinco páginas e, os poemas, até duas páginas.

Na mensagem enviada por correio eletrónico, devem constar, em anexo, os trabalhos em formato pdf e a declaração de Aceitação das Normas de Participação e de Direito de Utilização dos Trabalhos. No corpo da mensagem, devem seguir os elementos de identificação do participante (nome, morada, contacto telefónico, e-mail, idade e Escola/Instituição e respetivo ano de escolaridade, caso se aplique).

Na avaliação dos poemas e dos contos, os elementos do júri terão em conta os seguintes critérios: adequação ao tema; riqueza e pertinência do título; criatividade/inovação; qualidade literária; densidade/riqueza lexical; coerência e coesão do texto. Vai ser atribuído um cheque-prenda para livros no valor de 150 euros ao melhor trabalho de cada uma das categorias. Todas as pessoas participantes recebem um certificado de participação.

As normas de participação do Concurso CriAtiva Escrita podem ser consultadas no portal da Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha em biblioteca.cm-albergaria.pt.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

116 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Albergaria-a-Velha - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Albergaria-a-Velha

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.