Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Embaixadores Empresariais preocupados com aumento de infectados com COVID-19

19/01/2021

Os efeitos da pandemia na comunidade e no tecido empresarial estiveram em destaque na Cimeira dos Embaixadores Empresariais de Braga, promovida esta segunda-feira, 18 de Janeiro, pela InvestBraga. A cimeira contou ainda com a análise aos resultados económicos registados em 2020 na actividade das empresas e com a apresentação das projecções para 2021. 

Conduzida por Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga e da InvestBraga, a reunião serviu para reflectir sobre a evolução da pandemia COVID-19 nas últimas semanas, bem como para os embaixadores debaterem soluções para os desafios que o período de confinamento irá trazer. 

“É importante compreender que há uma realidade heterógena em Portugal, uma vez que acabamos por assistir à disseminação de infecções em zonas de baixa densidade populacional, não havendo uma identificação clara de qual é o principal foco das infecções, ao contrário do que acontecia na primeira vaga”, alertou Ricardo Rio, reforçando o facto de Braga ter voltado a integrar a lista de concelhos em risco extremo de infecção. 

Conscientes das dificuldades do combate à disseminação generalizada do vírus e preocupados com o crescimento dos casos de infecção em Portugal, que têm afectado as empresas bracarenses, os Embaixadores Empresariais mostraram-se disponíveis para apoiar na sensibilização da população, de forma a incentivar o respeito pelas medidas anunciadas pelas autoridades, bem como promover acções de despiste de infecções por COVID-19 junto dos seus colaboradores. 

Além da proliferação de infectados por COVID-19 em Portugal, outra das preocupações do grupo prende-se com os efeitos da pandemia no ritmo de trabalho das empresas. De acordo com os empresários, a produção, sobretudo de sectores industriais, tem sido ameaçada pela escassez de matérias de base para o desenvolvimento dos produtos, resultado da absorção dessas mesmas matérias por parte de outros mercados, que começam a recuperar da pandemia e que assumem uma posição dianteira na aquisição desses bens. 

O grupo alerta ainda para o facto de 2021 poder vir a ser um ano mais delicado do que 2020, ainda que depositem esperança num segundo semestre capaz de fazer face às quebras de procura que poderão vir a registar nos próximos meses. 

De recordar que estas cimeiras têm como propósito a auscultação da opinião dos Embaixadores Empresariais de Braga sobre o desenvolvimento económico da Cidade. O grupo é composto por um conjunto de empresas de referência da região, que têm como objectivo ajudar a divulgar oportunidades de atractividade económica para o município e incentivar a dinamização da economia local.

Município de Braga, 19 de Janeiro de 2021




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

124 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Braga - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Braga

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.