Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

VIII Forum da Rede Portuguesa de Municipios Saudaveis

O VIII Fórum da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis (RPMS) irá decorrer ao longo de 6 webinars, enquadrados nos 6 Pilares da VII Fase da Rede Europeia de Cidades Saudáveis da Organização Mundial da Saúde (OMS), entre janeiro e junho de 2021.

O Fórum da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis constitui um dos eventos mais expressivos desta associação de municípios, com realização bienal, que enquadra os seguintes objetivos:

Divulgar a RPMS e o trabalho dos municípios associados no contexto dos projetos locais de Cidades Saudáveis; Refletir sobre a definição de estratégias locais conducentes à obtenção de ganhos em saúde; Debater matérias e políticas de saúde no quadro da atualidade nacional e internacional; Definir linhas de trabalho futuro; Monitorizar a participação no Movimento Europeu de Cidades Saudáveis da OMS; Partilhar experiências de promoção da saúde e de qualidade de vida; Estabelecer laços de cooperação com outras organizações nacionais e organismos da administração central; Alargar o leque de parcerias.

O atual contexto de pandemia covid-19 vivenciado em Portugal e no mundo, vem introduzir uma nova metodologia de organização do Fórum, que ocorrerá ao longo de 6 webinars enquadrados nos 6 Pilares da VII Fase da Rede Europeia de Cidades Saudáveis da Organização Mundial da Saúde.

Com periodicidade mensal, entre janeiro e junho de 2021, estes webinars contarão com a preleção de variados peritos e profissionais relacionados com as temáticas em causa, enquadrando tempo para debate e colocação de perguntas pelas pessoas que neles participem, culminando num relatório de sistematização das principais conclusões e perspetivas de trabalho futuro.

Os webinars serão transmitidos em direto, a partir da página de Facebook da RPMS, e terão participação livre, mediante inscrição prévia.

Mais informação e inscrições

  6 Pilares da VII Fase da Rede Europeia de Cidades Saudáveis da OMS:

1. Investir nas Pessoas que compõem as nossas cidades;

2. Conceber Lugares urbanos que melhorem a saúde e o bem-estar;

3. Promover a Participação e parcerias para a saúde e bem-estar;

4. Melhorar a Prosperidade das comunidades e o acesso a bens e serviços comuns;

5. Promover a Paz e a segurança, através de sociedades inclusivas;

6. Proteger o Planeta da degradação, nomeadamente através da produção e do consumo

sustentáveis.

  Webinars

22 de janeiro

Pessoas | «Tantos, tanta ansiedade e tão sós! O isolamento social e a saúde mental nos lugares.»

Temas a abordar: O estado da arte: diagnóstico, causas, efeitos; Solidão, fatores stressantes e saúde mental; Idosos mais saudáveis - importância dos estilos de vida e o seu impacto na saúde dos idosos; Respostas existentes na comunidade - casos de sucesso (hortas urbanas, urbanismo, redes de apoio social, planeamento de respostas às necessidades dos idosos); Experiências locais - 3 experiências dos municípios saudáveis.

Duração: 120 minutos / 15 minutos para cada exposição e 30 minutos de debate

Objetivos: Promover o debate sobre isolamento social, solidão e outros fatores stressantes, transversais aos diferentes grupos populacionais; Identificar o impacto da solidão e de outros fatores stressantes na saúde mental das pessoas; Identificar estratégias de combate à solidão e diminuição do stress; Refletir sobre o problema da solidão no idoso. Conhecer o planeamento local integrado para o bem-estar dos idosos; Promover uma participação e parcerias para a saúde e bem-estar.

 

19 de fevereiro

Lugares | «Planear o município para as Pessoas.»

Temas a abordar: A importância do planeamento urbano na qualidade de vida das pessoas e suas características; A rede de transportes locais e o seu impacto na saúde física e mental; A aplicação dos conceitos do planeamento urbano saudável a nível local; Experiências locais - 3 experiências dos municípios saudáveis.

Duração: 120 minutos / 15 minutos para cada exposição e 30 minutos de debate

Objetivos: Conhecer o impacto que o urbanismo tem na saúde das pessoas; Conhecer metodologias de aplicação local destes conceitos.

 

19 de março

Planeta | «Ecologia e Saúde.»

Temas a abordar: Conceitos básicos de ecologia e seu impacto na saúde; Políticas publicas promotoras de desenvolvimento sustentável; Ambiente e Saúde; Casos de sucesso. Experiências locais - 3 experiências dos municípios saudáveis.

Duração: 120 minutos / 15 minutos para cada exposição e 30 minutos de debate

Objetivos: Aprofundar os conceitos de ecologia e saúde; Identificar estratégias de desenvolvimento sustentável; Promover ações municipais que desenvolvam a saúde ambiental.

 

16 de abril

Participação | «Atividade física para a saúde.»

Temas a abordar: Importância da atividade física na promoção da saúde - contexto nacional e internacional; Atividade física em grupos vulneráveis; Como promover a atividade física nos municípios. Experiências locais - 3 experiências dos municípios saudáveis.

Duração: 120 minutos / 15 minutos para cada exposição e 30 minutos de debate

Objetivos: Conhecer os benefícios da atividade física na saúde; Divulgar estratégias de desenvolvimento da atividade física a nível local; Divulgar experiências locais - 3 experiências dos municípios saudáveis.

 

21 de maio

Participação | «Literacia em saúde.»

Temas a abordar: Situação atual a nível nacional e internacional; A capacitação das pessoas como co-produtoras de saúde comunitária; Estratégias e instrumentos de capacitação; Experiências locais - 3 experiências dos municípios saudáveis.

Duração: 120 minutos / 15 minutos para cada exposição e 30 minutos de debate

Objetivos: Aprofundar os conceitos de literacia em saúde; Promover o desenvolvimento local de projetos no âmbito da literacia em saúde.

 

18 de junho

Prosperidade e paz | «Parcerias em Saúde.»

Temas a abordar: O papel dos municípios no combate à pandemia covid 19 – análise retrospetiva; O Atlas da Saúde da RPMS; Desenvolvimento dos objetivos da VII Fase da Rede Europeia de Cidades Saudáveis da OMS; Impacto das parcerias em saúde nos indicadores de saúde; Experiências locais - 3 experiências dos municípios saudáveis.

Duração: 120 minutos / 15 minutos para cada exposição e 30 minutos de debate

Objetivos: Promover intervenção comunitária como fator-chave na promoção da saúde; Conhecer instrumentos para a construção das parcerias em saúde; Divulgar experiências de parcerias em saúde com sucesso; Debater o desenvolvimento dos objetivos da VII Fase da Rede Europeia de Cidades Saudáveis no plano local (RPMS e municípios associados).




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

122 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Seixal - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Seixal

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.