Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Póvoa de Lanhoso lidera no distrito na captação de fundos comunitários per capita

A Póvoa de Lanhoso é o concelho do distrito de Braga com maior eficácia na captação de fundos comunitários aprovados per capita. O concelho conseguiu 711,5 euros por habitante.

"Estes resultados são excelentes e motivadores para nós. Significam que estamos a fazer uma boa gestão dos mecanismos de apoio financeiro existentes em prol do desenvolvimento do nosso concelho. Significam ainda que  temos técnicos extremamente competentes, que são uma mais valia para continuaremos este trabalho", refere o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva. Estes dados constam da publicação, editada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, designada “NORTE UE Dinâmicas dos Fundos Europeus na Região – Programas Nacionais e Regionais”, no âmbito de “PORTUGAL 2020 na Região do Norte: operações da esfera municipal e abordagens territoriais integradas (informação de 30 de junho de 2020)”.

De entre os diversos indicadores analisados, a Póvoa de Lanhoso é, para o “Fundo aprovado e intensidade de fundo aprovado por habitante, por concelho da Região do Norte”, o Concelho do distrito de Braga com maior eficácia na captação de fundo aprovado per capita e, para além disto, o município Povoense é o segundo concelho mais eficaz no conjunto das outras duas NUTS III, Ave e Cávado.

Para estes resultados, contribuíram, de entre outros, os projetos de reabilitação urbana (alargamento do Pontido; Requalificação da Praça Eng. Armando Rodrigues, do Largo da Feira e Envolvente, do Largo Manuel Baptista, do edifício dos Paços do Concelho, do edifício da EPAVE e do edifício do Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos, com a criação do centro BTT), de requalificação das Redes Pedonais da Vila da Póvoa de Lanhoso, a intervenção na EB Prof. Gonçalo Sampaio, os projetos de combate ao insucesso escolar (teamforschool e salas de aula do futuro) e de eficiência energética.

Na referida publicação, datada de dezembro de 2020, são analisadas duas dimensões dos apoios ao desenvolvimento local: (i) o apoio a operações promovidas na Região do Norte por entidades da esfera municipal e (ii) o apoio à promoção de abordagens territoriais integradas incidentes na Região do Norte.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

79 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Póvoa de Lanhoso - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Póvoa de Lanhoso

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.