Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Rede de Bibliotecas de Albergaria-a-Velha promove formação sobre Literacia Familiar e Emergente

Encontros com (A) Educação: literacia familiar e literacia emergente é o nome da ação online que a Rede de Bibliotecas de Albergaria-a-Velha vai promover no dia 20 de janeiro, pelas 16h30, com recurso ao Google Meet. A formação de curta duração é dirigida a educadoras, docentes do 1.º Ciclo e professoras bibliotecárias do Concelho, com a duração de três horas.

À democratização do acesso à escola nem sempre corresponde a democratização do sucesso, situação bem evidenciada em dois estudos que incidem nos primeiros anos de escolaridade, um nacional, Aprender a ler e a escrever em Portugal, e outro internacional, o PIRLS 2016. Tendo por base os seus resultados - o decréscimo de competências de leitura - e constituindo a literacia da leitura uma competência vital para o pleno desenvolvimento e maturidade intelectual do indivíduo e para o exercício da sua cidadania, a Rede de Bibliotecas de Albergaria-a-Velha pretende contribuir para o desenvolvimento de programas de literacia familiar em contexto escolar, tendo em vista a capacitação parental e o desenvolvimento de competências de literacia emergente.

O contexto familiar e a sua influência no processo de apropriação da linguagem escrita, as atividades facilitadoras do desenvolvimento da literacia emergente, bem como o reforço da intervenção da biblioteca escolar no diálogo com as famílias serão alguns dos assuntos abordados na ação de formação.

As inscrições decorrem até 18 janeiro e devem ser efetuadas online. A participação é gratuita.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

161 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Albergaria-a-Velha - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Albergaria-a-Velha

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.