Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Avistou um ninho de vespas asiáticas? Saiba como comunicá-lo à Câmara Municipal de Baião

Tendo em vista a operacionalização do Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina em Portugal, relembramos aos munícipes a existência da plataforma – “STOPVESPA” – destinada a permitir aos cidadãos comunicar on-line a existência de ninhos da denominada vespa asiática. A plataforma está acessível em http://stopvespa.icnf.pt.

De acordo com o definido no âmbito da Comissão de Acompanhamento para a Vigilância, Prevenção e Controlo da Vespa Velutina, a deteção ou a suspeita de existência de ninhos ou de exemplares de Vespa Velutina deverá ser comunicada pelos cidadãos através inserção/georreferenciação online do ninho ou dos exemplares de vespa e preenchimento online de um formulário com informação sobre os mesmos, disponível na plataforma STOPVESPA. O preenchimento do formulário “cidadãos” dará origem a notificação, via e-mail, para os municípios a que dizem respeito, neste caso, para a Câmara Municipal de Baião que, depois, dará o devido seguimento ao assunto.

Poderá também ser solicitada a colaboração da junta de freguesia mais próxima do local de deteção/suspeita, para o preenchimento do formulário.

Embora caiba às Câmaras Municipais a coordenação do processo de controlo e destruição de ninhos, a comunicação pelos cidadãos, mesmo em caso de dúvida, deve ser feita pela plataforma acima referida. Quanto maior for a eficácia da comunicação, nomeadamente o envio de fotografias e a indicação precisa do local, mais célere se torna a operacionalização para a destruição do ninho.

Recorde-se que perante a constatação de um crescente número de ninhos de vespa asiática (velutina) no Concelho de Baião, e de forma a garantir uma resposta mais célere e eficiente ao problema, a Câmara Municipal e as duas corporações de bombeiros do concelho, Baião e Santa Marinha do Zêzere, acordaram que passariam a ser estas as entidades as responsáveis e com competência para a eliminação destes ninhos.

A autarquia ficou responsável por monitorizar e gerir as identificações e denúncias recebidas pelos cidadãos, através desta plataforma nacional, encaminhando as mesmas, depois de previamente validadas, às corporações de Bombeiros para extermínio dos ninhos

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Baião também está disponível para esclarecer os cidadãos relativamente a eventuais dúvidas que possam surgir no seguimento deste assunto. Os munícipes poderão fazê-lo através do telefone 255 540 500 e/ou do e-mail protecao.civil@cm-baiao.pt.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

157 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Baião - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Baião

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.