Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Câmara Municipal reabilita edifício histórico ligado ao ensino

No âmbito da reabilitação do edificado público e da regeneração urbana, a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis vai recuperar um importante edifício, historicamente ligado ao ensino.

Trata-se da antiga Escola de Artes e Ofícios de “O Comércio do Porto” onde funcionou o antigo “ciclo preparatório” e mais tarde, durante vários anos, a Escola Superior de Enfermagem antes de ficar devoluto.

A autarquia vai investir ali cerca de 300 mil euros para reabilitar o interior e o exterior do imóvel que esteve na origem daquela que é hoje a Escola Soares Basto, sede do Agrupamento de Escolas Soares Basto.

Construído em 1927, a mando de Bento Carqueja e patrocinado por Francisco Alves Soares Basto, este edifício teve, quase ao longo de um século, uma ligação estreita com o ensino sendo, por isso, uma referência na formação de crianças e jovens.

Entre 1930 e 1948 a escola era conhecida por Escola Industrial e, mais tarde, por Escola Industrial e Comercial de Oliveira de Azeméis. A partir de 1978 obteve a designação de Escola Secundária de Oliveira de Azeméis e em 1998 passou a ter o nome do seu patrono – Soares Basto.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

149 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Oliveira de Azeméis - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Oliveira de Azeméis

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.