Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Programa municipal de apoio à aquisição de veículos para os bombeiros segue para a Assembleia Municipal de Loures

 

O Programa tem por objetivo apoiar as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do Concelho na aquisição de veículos operacionais utilizados pelos respetivos corpos de bombeiros, por substituição daqueles que se encontrem para além da sua vida útil ou que tenham manifesta desadequação operacional.

 

De acordo com o documento aprovado, “entendeu -se ser chegado o momento de reativar este apoio municipal na aquisição de veículos, embora em modelo distinto ao que existiu em tempo, o qual consagrava um valor a distribuir anualmente por duas Associações Humanitárias de Bombeiros, de forma rotativa até se atingir um final de ciclo que incluísse o apoio a todas elas”, até porque, “cada corpo de bombeiros possui particularidades e necessidades específicas face à área de atuação que lhe está legalmente atribuída”.

 

De referir que, após a sua aprovação em outubro de 2020, o programa municipal de apoio à aquisição de veículos para os bombeiros teve de ser sujeito a consulta pública pelo prazo de 30 dias úteis, o qual decorreu até ao passado dia 22 de dezembro.

 

Não tendo sido recebidos quaisquer contributos, foi agora deliberado em Reunião de Câmara, submeter o documento à aprovação da Assembleia Municipal.

 

Maior eficiência energética no concelho de Loures

 

Aprovada foi também a empreitada de obras públicas para melhorar a eficiência energética do concelho de Loures. Esta obra contempla a reconversão da rede de iluminação pública, no sentido de a tornar mais eficiente em termos energéticos, através da substituição massiva das luminárias atuais (cerca de 1800) por luminárias com tecnologia LED em diversos locais do concelho, nomeadamente, em Sacavém, Santo António dos Cavaleiros, Portela e Loures (circunvalação entre Loures e o Infantado e acesso ao hospital Beatriz Ângelo).

 

Os locais escolhidos prendem-se com o facto, segundo o vice-presidente da Câmara de Loures, “de possuírem uma densidade significativa de luminárias cujo tipo de solução tecnológica existente consome uma grande quantidade de energia”.

 

De acordo com Paulo Piteira “trata-se de um investimento vultuoso, de cerca de um milhão de euros” que irá permitir uma redução anual da fatura energética do Município na ordem dos 130 mil euros, bem como uma diminuição das emissões de CO2 em cerca de 315 toneladas por ano.

 

“Esta melhoria vai conferir uma maior segurança, tanto a quem se desloca pedonalmente, como a quem transita nos arruamentos, conferindo, também um sentimento de maior segurança aos nossos cidadãos nas suas deslocações diárias”, concluiu Paulo Piteira.

 

 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

62 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Loures - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Loures

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.