Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Centro Escolar de Paredes com segunda unidade do Centro de Apoio a Aprendizagem

O Centro Escolar de Paredes inaugurou em outubro a segunda unidade do Centro de Apoio à Aprendizagem, uma obra financiada pelo município de Alenquer e MacDonald’s do Carregado.

As duas salas dão apoio às 18 crianças do ensino especial a frequentar o Centro Escolar, dispondo ainda de uma sala de estimulação sensorial (espaço snoezelen), esta última inaugurada em 2015 no âmbito do Orçamento Participativo.

A cerimónia oficial de inauguração, a 21 de dezembro, teve um caráter simbólico, “sobretudo com o objetivo de agradecer publicamente o apoio da MacDonald’s Carregado”, explicou o vereador com a tutela da Educação, Rui Costa.

“Dadas as restrições de acesso às escolas no âmbito das medidas de contenção da Covid-19, escolhemos esta data de dezembro precisamente por não haver alunos a frequentar as aulas”, esclareceu ainda o vereador.

Este apoio do MacDonald’s surgiu após um contato da proprietária do franchise, Ana Teixeira, que pretendia apoiar um projeto do município como forma de assinalar o 20º aniversário do restaurante.

“Muitas vezes o município tem de procurar apoios para projetos, mais raro é alguém manifestar esta disponibilidade. De resto a MacDonal’s tem sido um exemplo de responsabilidade social, apoiando ao longo dos anos não só diversos projetos do município, mas também das coletividades do concelho, sobretudo na área do desporto”, esclareceu Rui Costa.

A cerimónia de inauguração contou com a presença do vereador Rui Costa, da empresária Ana Teixeira, do diretor do Agrupamento de Escolas Damião de Goes, Fernando Almeida, da coordenadora do Centro Escolar de Paredes, Sónia Rodrigues e da coordenadora da equipa de educação especial, Sílvia Agostinho.

A necessidade de uma segunda sala de apoio ganhou uma nova urgência com as medidas de contenção da Covid-19, explicou Silvia Agostinho no decorrer da visita.

“Além disso, felizmente, dispomos dos meios humanos e agora físicos, para ter duas salas a funcionar em simultâneo, e com menos alunos em sala existe um acréscimo significativo da qualidade de ensino”, acrescentou.

No final do encontro, Silvia Agostinho ofereceu a cada um dos presentes, um presépio concebido pelos alunos de Educação Especial.

O Centro Escolar de Paredes foi inaugurado em 2009 e é constituído por salas de Jardim de Infância e 1º Ciclo, com cerca de 600 alunos entre os três e os dez anos de idade.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

76 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Alenquer - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Alenquer

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.