Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Baião dispõe de Área Dedicada a Doentes Respiratórios

Com a evolução da epidemia da COVID-19 e o aumento da incidência de outras infeções respiratórias agudas neste período de outono-inverno, tornou-se necessário reforçar o acesso à consulta de doentes respiratórios em todos os concelhos. Foi assim proposto por decisão do Agrupamento de Centros de Saúde do Tâmega I (ACES- Tâmega I), a abertura de uma Área para Doentes Respiratórios.

A Câmara Municipal de Baião, que considerou desde o início vital o apoio à luta contra a pandemia COVID-19 instalou uma estrutura anexa ao Centro de Saúde para garantir melhor acesso e mais conforto aos doentes respiratórios de Baião que se deslocam à consulta.

Este equipamento foi criado com recursos da CM Baião e montado por trabalhadores da autarquia, em articulação com o Agrupamento de Centro de Saúde (ACeS) Baixo Tâmega I.

As Áreas Dedicadas a Doentes Respiratórios destinam-se à avaliação clínica dos doentes com suspeita de infeção respiratória aguda que pela gravidade dos sintomas necessitem de avaliação médica presencial, sendo o encaminhamento para estas áreas efetuado mediante avaliação prévia da Linha SNS24 ou da Unidade de Saúde Familiar.

O presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, explica que “a autarquia tem colaborado com a autoridade de saúde de Baião e com o ACES no sentido de criar as melhores condições logísticas possíveis para atendimento aos cidadãos, uma vez que a situação de pandemia criou novas dificuldades que temos que ultrapassar”.

“Neste caso, fornecemos as estruturas de apoio necessárias e que ajudem à prestação de consulta nesta área da doença respiratória”, concluiu.

De lembrar que em caso de suspeita da doença ou de sintomas como tosse ou alteração da sua tosse habitual; tosse e dores de cabeça; tosse e dores musculares; febre (igual ou superior a 38ºC); dificuldade respiratória; diminuição súbita do olfato (cheiro) e/ou do paladar (gosto), o utente pode dirigir-se a esta Área de Atendimento ou contactar a Linha SNS24 (808 24 24 24).




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

109 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Baião - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Baião

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.