Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

“Presidência Aberta” à Vila Nova, Tibério Dinis compromete-se “para breve” com resolução de problemas antigos da Freguesia

O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, comprometeu-se, esta segunda-feira, com a resolução “para breve” de alguns problemas antigos da Freguesia de Vila Nova, nomeadamente a questão do saneamento básico, a pressão de estacionamento e trânsito junto à Escola Primária e o arranjo de várias parcelas da rede viária municipal.

No âmbito da “Presidência Aberta às Freguesias e Vila do Concelho da Praia da Vitória” – esta segunda-feira toda dedicada à Vila Nova, encerrando o calendário de 2020 de visitas as todas as localidades concelhias – o autarca sublinhou “o trabalho que, internamente, tem vindo a ser desenvolvido”, tendo em vista a implementação de soluções para alguns “problemas antigos” da Freguesia.

Assim, o dia iniciou-se na Canada dos Capins, junto à Ribeira da Areia, onde “é preciso resolver a questão do acesso aos terrenos agrícolas, mas também evitar e bloquear a vinda de detritos para a via, sempre que acontecem chuvadas de maior intensidade, criando problemas aos moradores circundantes”, sinalizou.

As visitas seguiram rumo à Escola do Primeiro Ciclo do Ensino Básico onde, prosseguiu, “existe um problema que está identificado, mas nunca foi resolvido, que se prende com a pressão sobre o estacionamento automóvel”, algo que sucede não só pelas próprias características da malha urbana, mas pela falta de lugares para estacionar. Neste sentido, em dias de escola, geram-se dificuldades acrescidas, particularmente nas horas de entrada, almoço e saída do estabelecimento de ensino, pelo que o Município, em estreita colaboração com a Junta de Freguesia, “quer proporcionar melhores condições de trânsito, estacionamento e segurança ao pessoal docente e não docente e aos familiares das crianças, pelo que vamos desenvolver um projeto para um reordenamento dos pátios traseiros da Escola, no sentido de o apresentar à Junta de Freguesia e à comunidade escolar, para que possa ser aprovado e implementada a edificação de um novo parque de estacionamento”, afirmou Tibério Dinis.

Mais antiga e mais complexa de resolver é a questão que se prende com o saneamento básico da Freguesia que padece de “um pecado original”, isto é, explicou o edil, “foi mal projetado e mal executado o projeto inicial”, estando, assim, o Município “a trabalhar internamente, no âmbito da empresa municipal Praia Ambiente, para encontrar uma solução nova para ultrapassar os problemas que se registam”. Neste particular, salientou o Presidente da Autarquia praiense, “estamos perante um problema, bastante antigo, com mais de uma década, pelo que estando identificado, estamos a trabalhar para resolver este assunto e creio que é possível uma solução nova que permita corrigir este problema no sistema de saneamento”.

Da “Presidência Aberta” à Vila Nova destaque ainda para uma visita à zona balnear das Escaleiras, para onde o executivo municipal apresentará, ao final do dia, a Estratégia de Valorização, visando a melhoria das condições de utilização e segurança e uma valorização social e turística do local.

Tibério Dinis destacou ainda “o forte e ativo movimento associativo da Vila Nova”, salientando “o extraordinário trabalho desenvolvido” pelo Centro Comunitário local, nomeadamente no apoio aos idosos, mas também o trabalho da Sociedade Filarmónica e do próprio Sport Clube Vilanovense “na formação cultural, social e desportiva de jovens”, entre outras valências. O executivo municipal, durante o dia visitará e reunirá com todas estas instituições e coletividades.

No âmbito do dia dedicado à Vila Nova realçam-se também encontros com empresários locais, audiências entre os membros do executivo camarário e os munícipes vilanovenses e a realização da reunião pública da Câmara Municipal, pelas 19h00, na Casa do Povo.

Recorde-se que a “Presidência Aberta às Freguesias e Vila do Concelho” é uma ação de proximidade com as populações e instituições, implementada pelo atual executivo camarário da Praia da Vitória, realizando-se desde o início do mandato autárquico e que, em 2021, voltará a suceder. Este ano, por força da situação pandémica e da realização de eleições Regionais, estas ações foram interrompidas durante alguns períodos, sendo o seu calendário adaptado, terminando assim na Vila Nova a deslocação a todas as parcelas concelhias, dos Biscoitos ao Porto Martins.

Tibério Dinis, Presidente do Município, salienta “o reforço da proximidade com os cidadãos e com as instituições e coletividades”, mas sublinha que “a ligação e o trabalho da Câmara Municipal com as Juntas de Freguesia e demais associações locais não se esgotam no dia da Presidência Aberta”, antes, frisa, “este é um dia em que fazemos os balanços do que já foi feito, do que está a ser feito, analisamos os assuntos que questão para resolver ou identificamos novos assuntos para encontrarmos novos caminhos para o futuro”.

Gabinete de Comunicação.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

83 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Praia da Vitória - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Praia da Vitória

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.