Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Liga dos Amigos da Mina de São Domingos tem nova sede

 

Foi desta forma que, na ocasião, Fernando Vaz, presidente da direção da Liga dos Amigos da Mina de São Domingos, agradeceu à Câmara Municipal de Loures a cedência das instalações, “que tem a grande mais-valia de não termos que pagar renda”, mas também o apoio financeiro para a renovação do espaço.   

 

“As sinergias criadas pelo trabalho voluntário dos diretores, o apoio do Município e da Junta de Freguesia é que permitiram que esta sede tenha agora este aspeto. Um espaço onde os sócios vão gostar de estar”, referiu Fernando Vaz, acrescentando que a partir de agora “temos de trabalhar para reganhar os sócios”.

 

Paulo Piteira, vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, enalteceu o trabalho que tem sido feito ao longo de décadas, referindo as novas instalações que “vêm dar uma ajuda significativa para que o possam continuar a fazer”.

 

“Do lado do Município, aquilo que podemos garantir é que continuaremos empenhados em procurar criar condições para ajudar quem trabalha”, e a Liga empenhou-se “na recuperação das instalações, com muito trabalho voluntário dos seus associados, que é uma caraterística que marca todo o movimento associativo” do concelho de Loures. 

 

Paulo Piteira e Carlos Gonçalves, presidente da União das Freguesias de Sacavém e Prior Velho, descerraram a placa na nova sede, localizada na Rua António Ferreira, em Sacavém, que tem uma sala ampla com espaço de convívio, bar, instalações sanitárias e uma sala para direção. As montras retratam a vida mineira e dão a conhecer alguns objetos utilizados.

 

No interior é possível ver uma exposição de fotografias, que retrata as minas de São Domingos quando ainda estavam em funcionamento e toda a sua envolvência, em contraponto com o atual estado em que se encontra agora este local do concelho de Mértola.

 

Recorde-se que a Liga dos Amigos da Mina de São Domingos, fundada em 9 de setembro de 1973, está associada à empresa de extração mineira da Mina de São Domingos, Mason and Barry, que foi, entre 1857 a 1967, a principal entidade empregadora de mão-de-obra no concelho de Mértola. Depois da falência desta empresa, em 1968, chegaram a Sacavém muitas famílias dos desenraizados de São Domingos, naturalmente atraídos pelo facto de, também aqui, existir uma empresa – Fábrica da Loiça de Sacavém – de características similares.

 

Vindos de uma terra onde o associativismo estava fortemente implantado, era uma necessidade evidente encontrar um lugar de encontro para dar continuidade a esses costumes. E assim nasce, em 1973, este ponto de encontro e de convívio para os seus associados, que tinha como objetivo facilitar a passagem dos tempos livres de forma coletiva e manter e divulgar as tradições e os costumes do Alentejo.

 

 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

92 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Loures - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Loures

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.