Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Catedral de Santarém serve de pano de fundo do Espetáculo “Deus menino” na noite de Natal

A Catedral de Santarém é um dos monumentos que serve de pano de fundo do Espetáculo de Dança, ‘video mapping’ e música “Deus Menino”, que a Vortice Dance estreia, online, na noite de 24 de dezembro, às 22h30, que também conta com a participação do Conservatório de Música de Santarém e do organista David Paccetti Correia.

O Espetáculo pode ser visto em streaming, na página de Facebook da Vortice Dance Company: https://www.facebook.com/vorticedancecompany, recria o ambiente de Natal, num contexto de pandemia. “Deus menino fala do Amor sob forma de afeto, o Amor sob forma de cuidado, o Amor sob forma de altruísmo, o Amor sob forma de gesto e o Amor sob forma de arte, num projeto artístico que se sublima pela união de vários artistas”.

Este projeto artístico, conta com a participação de bailarinos da Companhia Vortice Dance, bem como de vários convidados, com ligações aos concelhos em que são usados espaços nas gravações.

A produção decorreu na Catedral de Santarém, na de Castelo Branco, Museu de Aveiro – Santa Joana, Igreja Moçárabe de São Pedro de Lourosa, em Oliveira do Hospital, Igreja Matriz de Valongo, Igreja Matriz de Idanha-a-Nova e nas paisagens da aldeia de Monsanto.

No caso de Santarém, o projeto contou com um apoio financeiro de cerca de cinco mil euros por parte do Município de Santarém, para a produção e realização das filmagens, e integra a participação do Conservatório de Música de Santarém, do organista David Paccetti Correia e o músico e compositor, Custódio Castelo.

As cenas do Espetáculo foram gravadas ao longo dos últimos três meses, no interior e no exterior dos edifícios, com o objetivo de captar “a exuberância da arquitetura, animada com a cor e a luz da videografia, através da técnica de ‘videomapping’”, num diálogo com a coreografia e a ação dos intérpretes.

“Dança-se à luz de um presente incerto, a ideia de recomeço e de esperança no futuro”, como resume o coreógrafo Rafael Carriço, da Vortice Company.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

79 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Santarém - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Santarém

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.