Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Proteção de pessoas e bens, Câmara Municipal da Praia da Vitória reforça atuação na prevenção de riscos da rede hidrográfica

A Câmara Municipal da Praia da Vitória, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, reforçou a sua atuação na prevenção de riscos ao nível da rede hidrográfica do Concelho, visando a correção de situações que foram identificadas como podendo evidenciar perigo contra pessoas e bens em situações associadas a fenómenos meteorológicos adversos.

Segundo Raquel Borges, Vereadora responsável pela tutela do Serviço Municipal de Proteção Civil da Praia da Vitória (SMPCPV), a atuação da Câmara Municipal resulta “de um trabalho aturado, realizado ao longo dos últimos meses, de identificação, sinalização e fiscalização do estado das ribeiras, bueiros, sumidouros, habitações expostas a situações de risco e estradas vulneráveis”.

“O SMPCPV tem realizado um trabalho de fiscalização de forma constante, ao longo deste ano, cujo objetivo foi o de verificar e monitorizar o estado das ribeiras no Concelho. Temos sinalizadas algumas situações que apresentam algum perigo, havendo a necessidade de as mesmas serem corrigidas”, frisou.

Assim, afirmou, “reforçou-se todo um trabalho de prevenção ao nível da rede hidrográfica do Concelho da Praia da Vitória, dos Biscoitos ao Porto Martins, que visa atenuar o risco de eventuais danos em bens materiais e nas pessoas devido à ocorrência de cheias rápidas e outras consequências associadas a fenómenos meteorológicos adversos”.

Este trabalho “de sinalização e fiscalização constantes e de correção de algumas situações de potencial risco” tem vindo a ser efetuado pelos operacionais do Serviço Municipal de Proteção Civil, “muitas vezes, em estreita articulação com a Delegação da Ilha Terceira da Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas, o Serviço de Ambiente da Ilha Terceira e com as Juntas de Freguesia”, salientou Raquel Borges.

Com este trabalho alicerçado no plano de prevenção de riscos ao nível da rede hidrográfica da Praia da Vitória, segundo a Vereadora competente, “pretende-se avaliar e intervir em locais de risco através da concretização de ações concretas e de visitas periódicas às ribeiras, assim como reportando as necessidades junto da entidades competentes”.

Especificando, Raquel Borges identifica que, “no âmbito das intervenções nas ribeiras, estas têm sido alvo de limpeza, desobstrução e remoção de detritos vários que impedem o regular escoamento das águas, principalmente, nas passagens hidráulicas (pontes), havendo ainda o corte e remoção de material vegetal existente no leito e margens dos cursos de água, para diminuir os problemas causados pelas cheias”.

Segundo a responsável municipal praiense pelo Serviço de Proteção Civil “estas medidas de prevenção revelam-se de extrema importância”, pelo que as mesmas têm vindo a ser realizadas “de forma regular e devem ser concretizadas sempre com o objetivo de promover a segurança e o bem-estar de pessoas e bens”.

Gabinete de Comunicação.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

79 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Praia da Vitória - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Praia da Vitória

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.