Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

MUNICÍPIO DE LOULÉ CANCELA COMEMORAÇÕES DA PASSAGEM DE ANO NA VIA PÚBLICA

17 de dezembro 2020

Autarquia apela à consciência e responsabilidade da população

De acordo com as medidas anunciadas hoje pelo Primeiro-Ministro, por questões de segurança e de prevenção da COVID-19, a tradicional festa da passagem de ano com música e fogo de artifício realizada no espaço público, em Quarteira, foi cancelada.

No passado dia 4 de dezembro, o Governo anunciou medidas a aplicar em todo o território nacional, no período das festas de final de ano, para prevenir a propagação da pandemia. De entre estas medidas, agora reforçadas por decisão tomada hoje durante o Conselho de Ministros, consta a “Limitação à circulação entre concelhos entre 31 de dezembro e 4 de janeiro”, assim como a “proibição de festas e celebrações públicas de cariz não religioso” (Secção III do Decreto nº 11/2020 da Presidência do Conselho de Ministros, artigos 48º e 52º).

Neste sentido, e para prevenir possíveis ajuntamentos que comprometam a segurança sanitária dos munícipes, a Autarquia informa que este ano não se realizarão as habituais iniciativas comemorativas da passagem de ano, nomeadamente os concertos e o fogo de artifício em Quarteira, sendo que as iniciativas contratadas para este ano serão reagendadas no âmbito de iniciativas a realizar ao longo do ano de 2021 (ao abrigo do Decreto-Lei n.º 10-I/2020 que prevê igualmente que que as entidades públicas que recorram ao adiamento de espetáculos se socorram dos regimes de adiantamento do preço contratual”).

“Depois de um ano muito difícil, em que as pessoas tiveram que adaptar as suas rotinas diárias para se proteger da COVID-19, não faria sentido arriscarmos o surgimento de mais surtos no nosso concelho, fruto dos festejos da passagem do ano. É preciso ter consciência de que, não existindo ainda nenhum tratamento que permita a cura das pessoas infetadas pelo vírus, a melhor forma de o combater reside na prevenção. A vacina, que chegará no início do próximo ano ao nosso país, será, com certeza, um grande passo para travar esta pandemia, mas este processo irá levar o seu tempo e os seus efeitos não serão visíveis de imediato. Assim, iremos continuar a primar pela cautela e priorizar a proteção da população através de prevenção” declaram os responsáveis municipais.

Por outro lado, a Autarquia apela à responsabilidade de todos os munícipes, no que concerne aos festejos das festas do final de ano: “A evolução da curva pandémica no concelho depende em grande parte dos comportamentos de cada um de nós. É necessário ter consciência de que os ajuntamentos são a principal causa de propagação do vírus e, assim, apelamos a toda a comunidade deste concelho que evite o convívio social em massa e que se proteja em situações de grupo, nomeadamente através do uso da máscara e da lavagem frequente das mãos.”




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

97 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Loulé - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Loulé

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.