Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Município de Loures distinguido com Bandeira Verde ECOXXI

 

Entre os 62 municípios candidatos ­- o maior número alguma vez registado – Loures destacou-se, a par dos municípios de Águeda, Braga, Funchal, Leiria, Lousã, Maia, Pombal e Torres Vedras, com um índice de desempenho de sustentabilidade acima dos 80% (86,7%). 

 

Através de uma mensagem de vídeo, o vice-presidente da Câmara Municipal de Loures revelou ser “com muita satisfação que o Município de Loures se posiciona entre os municípios mais sustentáveis do País, sobretudo por vermos reconhecidos os resultados de opções de gestão que têm procurado, e conseguido, alcançar significativos avanços em vários domínios da nossa atividade”. 

 

Paulo Piteira realçou o trabalho na melhoria da qualidade de vida dos munícipes, “com políticas de sustentabilidade nas áreas ambiental, económica e social”, dando como exemplos “os investimentos na promoção de utilização de transporte público, na primazia de modos suaves através da criação de novas ciclovias, a aposta na construção de novos parques verdes que vêm reforçar a estrutura verde municipal. Tudo isto aliado a uma forte estratégia de educação e sensibilização ambiental”. 

 

O autarca relembrou ainda que, num ano particularmente difícil para muitos agregados familiares, o Município ofereceu, aos sete mil alunos do 1.º ciclo e pré-escolar, livros de fichas e um kit de material escolar e artístico. “O objetivo é apoiar as famílias do concelho, de forma a contribuir para a generalização de uma educação universal, gratuita e de qualidade.” 

 

No apoio às famílias, Paulo Piteira destacou o “pioneirismo” de Loures numa ação conjunta no combate à pandemia, assente numa parceria entre várias entidades da área da saúde e da área social,  e a atribuição de apoios sociais alimentares e de bens essenciais. 

 

Por fim, o bem-estar animal não foi esquecido, com destaque para a duplicação da taxa de adoções em 2019. “Esta evolução resulta da implementação de uma política de incentivo e promoção da adoção responsável, com a oferta dos serviços de esterilização, vacinação, chipagem e formação para adotantes, bem como um programa regular de campanhas de adoção”, concluiu o vice-presidente. 

 

O programa ECOXXI, implementado em Portugal pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), visa identificar e reconhecer as boas-práticas de sustentabilidade dos municípios, através da avaliação de 21 indicadores, traduzidos em ações e políticas de implementação, em torno de temas chave como: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável; Sociedade Civil; Instituições; Conservação da Natureza; Ar; Água; Energia; Resíduos; Mobilidade; Ruído; Agricultura; Turismo e Ordenamento do Território. 

 

 

 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

55 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Loures - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Loures

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.