Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Loures vence dois prémios da APOM

 

O prémio Parceria diz respeito à colaboração estabelecida entre o Município de Loures e a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), na realização da exposição Vivências quotidianas do Convento de Cristo após a extinção da Ordem, através da cultura material e documental, decorrente da escavação arqueológica na Nitreira do Convento de Cristo em Tomar, onde se recolheram, entre outros materiais, muitos fragmentos da faiança de Sacavém.  

 

A constituição de uma equipa transdisciplinar, com técnicos dos dois organismos, para concretização de trabalhos de investigação, seleção de fragmentos, peças e documentos a expor, conceção, montagem e dinamização cultural, resultou na exposição que está atualmente patente no Museu de Cerâmica de Sacavém. 

 

A menção honrosa Serviço de Educação e Mediação Cultural foi atribuída ao projeto O Museu Visita a Escola, cujo objetivo é aproximar o público escolar dos museus de Loures, através de um comportamento inverso ao habitual. São desenvolvidos temas comuns aos museus e programas escolares, usando objetos e documentos de cariz museológico. 

 

Numa perspetiva educativa e dinamizadora da história local, interage-se com um público que, muitas vezes, não tem oportunidade para se deslocar ao espaço físico dos museus, seja no contexto escolar ou em âmbito familiar. 

 

Já em 2019, a Câmara Municipal de Loures tinha recebido os prémios Incorporação e Exposição Temporária. Em 2018, a APOM distinguiu o trabalho feito no Cemitério Municipal de Loures com uma menção honrosa na categoria Trabalho na área da Museologia e, também em 2014, tinha agraciado o Museu do Vinho e da Vinha, em Bucelas, com uma menção honrosa, na categoria de Melhor Museu Português de 2013.   

 

Recorde-se que os prémios APOM são atribuídos anualmente e destinam-se aos agentes e instituições de museologia portuguesa, cujo trabalho se distinguiu no ano anterior. Têm como objetivo incentivar e premiar a criatividade dos museólogos portugueses, reconhecendo o seu contributo e dando visibilidade aos trabalhos desenvolvidos na área, em Portugal. 

  

 

  

 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

53 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Loures - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Loures

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.