Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

PRESIDENTE DA CÂMARA VISITOU INSTALAÇÕES DA ARS NORTE COM O SECRETÁRIO DE ESTADO DA MOBILIDADE

Ao longo dos últimos meses, e tendo em atenção a situação do surto epidémico, a Câmara Municipal implementou o Programa de Apoio Municipal – VIZELA COVID-19, um conjunto de medidas para assegurar o combate ao surto, o estímulo à recuperação económica e a proteção social, para ajudar quem mais precisa e para retomar, tão rapidamente quanto possível, o fulgor que caracteriza o concelho de Vizela, mas que apenas se tornaram possíveis pela abertura da sociedade civil e a respetiva colaboração em torno desta causa.

Na sequência do estado de emergência, em especial um conjunto de medidas restritivas para os concelhos de elevado risco, entre os quais se inclui o concelho de Vizela, a Câmara Municipal tem vindo a adotar novas medidas e reforçado grande parte das medidas adotadas no âmbito do Programa de Apoio Municipal – VIZELA COVID-19.

Nesse seguimento, o Presidente da Câmara Municipal de Vizela, Victor Hugo Salgado, reuniu hoje com o Secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, responsável pela Coordenação do Estado de Emergência na Região Norte, e o presidente da ARS Norte, Carlos Nunes.

O encontro serviu para fazer o acompanhamento da formação das Técnicas da Câmara de Vizela na ARS Norte, no seguimento do protocolo estabelecido com a ARS-Norte para agilizar inquéritos de rastreio à covid-19, no âmbito do projeto “VAMOS SALVAR PORTUGAL” – RASTREIO COLABORATIVO COVID-19.

De destacar que este protocolo foi estabelecido no âmbito da disponibilidade manifestada pela Câmara Municipal de Vizela em disponibilizar duas técnicas para a realização de inquéritos epidemiológicos, cooperando com o Ministério da Saúde e os Militares das Forças Armadas, no sentido de ajudar a identificar e interromper de forma mais célere as cadeias de contágio de COVID-19 na comunidade e resolver o atraso nos inquéritos epidemiológicos.

Este projeto pretende agilizar através de uma plataforma digital colaborativa e contacto telefónico com os casos confirmados de COVID- 19, imediatamente após o seu diagnóstico, de forma a instituir as medidas necessárias, como o Isolamento no domicílio do caso confirmado de COVID-19 e a identificação e posterior isolamento no domicílio dos contactos de alto-risco indicados, agilizando ainda a emissão da declaração de isolamento profilático, aliviando os médicos de saúde pública do trabalho burocrático e administrativo.

No âmbito desta visita, foi também efetuada uma análise e avaliação da evolução dos dados COVID-19 na região Norte e no concelho de Vizela, ao longo dos últimos meses.

Através desta cooperação com a saúde pública, a Câmara Municipal de Vizela espera contribuir para travar as cadeias de contágios no Concelho, identificando e interrompendo de forma mais célere essas cadeias na comunidade.

De destacar que a Câmara Municipal de Vizela tem acompanhado atentamente a evolução do surto epidémico do COVID-19 no Concelho e tomado as medidas necessárias para informar a população e apoiar as várias instituições para fazer face às necessidades acrescidas vividas neste momento, efetuando também uma reavaliação diária das medidas de prevenção adotadas e a adotar de modo a prevenir e conter a respetiva propagação.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

59 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Vizela - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Vizela

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.