Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

“Dê Troco a Quem Precisa” a favor da Emergência abem: COVID-19

 

Recolha de donativos nas farmácias beneficia os portugueses mais afetados pela pandemia

Este Natal, pelo quarto ano consecutivo, irá decorrer nas Farmácias do distrito de Santarém a campanha de angariação de fundos “Dê Troco a Quem Precisa”.

Entre 14 e 22 de dezembro, os portugueses serão convidados a doar o troco das compras realizadas nas farmácias à Emergência abem: COVID-19. Os donativos recolhidos serão integralmente aplicados no acesso a medicamentos, produtos e serviços de saúde a pessoas carenciadas e mais fragilizadas devido à pandemia.

Desde que foi lançada, em março deste ano, a Emergência abem: COVID-19 já apoia mais de 900 portugueses referenciados por entidades parceiras locais como Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Cáritas e Misericórdias.

“Vivemos tempos conturbados que exigem uma especial atenção para com aqueles que se encontram em situação vulnerável, nomeadamente com dificuldades no acesso a medicamentos e serviços de saúde. O programa abem: Rede Solidária de Medicamentos tem permitido apoiar muitas pessoas cuja insuficiência económica condiciona a aquisição de medicamentos, condição essencial para a qualidade de vida a que todos temos direito. A campanha “Dê Troco a Quem Precisa” permite intensificar o apoio às pessoas mais carenciadas e contribuir para um futuro melhor, desígnios que devem constituir uma missão conjunta e partilhada por todos. Nesta quadra natalícia, forçosamente diferente de todas as que já vivemos, é fundamental dar o nosso contributo para que todos tenham um Natal feliz, marcado pela generosidade, solidariedade e harmonia. Colabore com a campanha “Dê Troco a Quem Precisa” para promover o espírito de união que caracteriza esta época e apoiar aqueles que mais necessitam”, apela Luís Miguel Albuquerque, Presidente da Câmara Municipal de Ourém.

«A crise provocada pela pandemia evidenciou as desigualdades sociais e económicas. Há hoje mais famílias em situação de grande dificuldade, as quais urge ajudar no acesso à saúde. Através desta Campanha pode contribuir com o troco das suas compras nas farmácias aderentes do distrito de Santarém para fazer chegar saúde a quem mais precisa», refere Manuela Quartau, farmacêutica.

 

Atualmente, a Rede abem: conta com quinze entidades referenciadoras no distrito de Santarém:

•          Cáritas Diocesana de Santarém

•          Junta de Freguesia de Minde

•          Município da Chamusca

•          Município de Alcanena

•          Município de Almeirim

•          Município de Alpiarça

•          Município de Constância

•          Município de Ferreira do Zêzere

•          Município de Mação

•          Município de Ourém

•          Município de Rio Maior

•          Município de Santarém

•          Município de Torres Novas

•          Município do Cartaxo

•          Município do Sardoal

 

Existe ainda uma rede de 75 Farmácias abem: onde os 1.168 beneficiários no distrito podem aceder, sem custos, aos medicamentos prescritos pelos seus médicos. Desde o início do abem:, a 25 de maio de 2016, já foram dispensadas 75.066 embalagens de medicamentos no distrito de Santarém no âmbito do Programa.

Além da campanha que irá decorrer nas farmácias aderentes entre 14 e 22 de dezembro, é ainda possível apoiar esta iniciativa a qualquer momento, através de:

– Transferência bancária para o IBAN: PT50 0036 0000 9910 5930 0855 9

– Via MBWAY: 932 440 068

Os doadores podem enviar comprovativo de transferência, nome e NIF para geral@dignitude.org, para que lhes seja enviado o recibo de donativo.

Esta é uma iniciativa apoiada pela Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia.

 

Farmácias Dê Troco a Quem Precisa – Santarém

Farmácia Aguiar – Alpiarça Farmácia António Lucas – Entroncamento Farmácia Apolinário – Santarém Farmácia Baptista Rei – Abrantes Farmácia Barreto do Carmo – Almeirim Farmácia Batista – Benavente Farmácia Beato Nuno – Ourém Farmácia Bonfim – Chamusca Farmácia Caxarias – Ourém Farmácia Central – Torres Novas Farmácia Central do Cartaxo – Cartaxo Farmácia Correia de Oliveira – Almeirim Farmácia Correia dos Santos – Cartaxo Farmácia da Terra – Chamusca Farmácia da Terra – Entroncamento Farmácia do Vale – Santarém Farmácia dos Pastorinhos – Ourém Farmácia Ereirense – Cartaxo Farmácia Ferraria Paulino – Rio Maior Farmácia Figueiredo – Ourém Farmácia Fonseca – Ourém Farmácia Francisco Viegas, Sucrs. – Santarém Farmácia Justo – Alcanena Farmácia Lopes – Cartaxo Farmácia Miguens – Benavente Farmácia Moderna – Almeirim Farmácia Nova – Tomar Farmácia Pinheiro – Mação Farmácia Rodrigues – Santarém Farmácia São João – Rio Maior Farmácia São José – Chamusca Farmácia São José – Ourém Farmácia São Nicolau – Santarém Farmácia Serranho – Santarém Farmácia União – Salvaterra de Magos

 

Sobre a Associação Dignitude:

A Associação Dignitude nasceu no dia 4 de novembro de 2015, em Coimbra, onde está sedeada. É uma instituição particular de solidariedade social que tem por missão o desenvolvimento de programas solidários de grande impacto social, que promovam a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses. O abem: Rede Solidária do Medicamento é o primeiro Programa promovido pela Associação Dignitude.

São Associados Promotores a Cáritas Portuguesa, a Plataforma Saúde em Diálogo, a Associação Portuguesa de Indústria Farmacêutica e a Associação Nacional das Farmácias. Através de protocolos institucionais, juntaram-se ao projeto a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, a União das Misericórdias Portuguesas, a Associação de Farmácias de Portugal e a Associação Nacional de Municípios Portugueses.

São Embaixadores Dignitude: António Ramalho Eanes; Francisco Carvalho Guerra; João Gonçalves da Silveira; João Cordeiro; Maria de Belém Roseira.

 

Sobre o Programa abem:

O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento é um projeto inovador, lançado pela Associação Dignitude. Tem como objetivo permitir o acesso, de forma digna, aos medicamentos prescritos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir, cobrindo, no receituário, o valor não comparticipado pelo Estado.

O abem: assenta numa rede de parcerias que assegura o circuito solidário do medicamento. Qualquer pessoa em situação de carência pode ser referenciada ao programa pelas entidades locais, que vão desde juntas de freguesia e câmaras municipais, a IPSS e outras instituições da área social. Depois de referenciado, o beneficiário tem acesso ao Cartão abem:, bastando apresentá-lo numa farmácia abem: para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem receitados. A despesa realizada é coberta pelo Fundo Solidário, 100% dedicado à co comparticipação de medicamentos dentro do Programa, alimentado por uma campanha permanente de angariação de fundos.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

57 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Ourém - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Ourém

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.