Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

“ELIETE” DE DULCE MARIA CARDOSO APRESENTADO NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ

14 de novembro 2020

A rubrica “Livros Abertos” está de volta à Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, no próximo dia 25 de novembro, pelas 19h30, com a apresentação de “Eliete”, da autoria de Dulce Maria Cardoso. Sandra Boto, docente e investigadora auxiliar do CIAC/Universidade do Algarve, irá conduzir a sessão.

Finalista do prestigiado Prémio Oceanos em 2019, “Eliete” é um romance construído em torno da protagonista homónima, e é o seu mundo que Dulce Maria Cardoso apresenta aos leitores. Estar a meio da vida é como estar a meio de uma ponte suspensa, qualquer brisa a balança. A vida da Eliete vai a meio e, como se isso não bastasse, aproxima-se um vendaval. Mas este é ainda o tempo que será recordado como contendo em si, reconhecível, imparável, a mudança. Apesar de ninguém dar conta disso. Porque tudo parece normal. Deus está ausente ou em trabalhos clandestinos. De tempos a tempos, a Pátria acorda em erupções festivas, mas lá se vai diluindo. E a Família?

Esta apresentação destina-se ao público em geral mas, em virtude das recomendações da Direção-Geral de Saúde, o número de participantes é limitado.

A sessão é realizada no âmbito das leituras do Clube de Leitura de Loulé e contará com uma banca de livros pela livraria Papelnet.

Dulce Maria Cardoso nasceu em Trás-os-Montes, em 1964. Publicou os romances “Eliete” (2018), “O Retorno” (2011, Prémio Especial da Crítica; Livro do Ano dos jornais Público e Expresso), “O Chão dos Pardais” (2009, Prémio PEN Clube Português e Prémio Ciranda), “Os Meus Sentimentos” (2005, Prémio da União Europeia para a Literatura) e “Campo de Sangue” (2001, Prémio Acontece; escrito na sequência da atribuição de uma Bolsa de Criação Literária pelo Ministério da Cultura português).

Os seus livros estão traduzidos em várias línguas e publicados em mais de duas dezenas de países. A tradução inglesa de “O Retorno” recebeu, em 2016, o English PEN Translate Award. A antologia “Tudo São Histórias de Amor” (2013) reúne grande parte dos contos publicados em revistas e jornais. Alguns destes textos integram antologias estrangeiras, e o conto “Anjos por dentro” foi escolhido para a antologia Best European Fiction 2012, publicado pela prestigiada Dalkey Archive Press. Publicou ainda o livro “Rosas” (2017) e as histórias infanto-juvenis de “Lôá, a menina-Deus” (2014). A obra de Dulce Maria Cardoso é estudada em universidades de vários países e tem sido objeto de adaptações ao cinema e ao teatro. Em 2012, recebeu do Estado francês a condecoração de Cavaleira da Ordem das Artes e Letras.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

70 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Loulé - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Loulé

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.