Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Albergaria-a-Velha participa na Semana Europeia de Prevenção de Resíduos

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2020 (EWWR) decorre de 21 a 29 de novembro. Para este ano, o tema da EWWR é a quantidade de resíduos produzidos no fabrico dos mais diversos objetos do nosso quotidiano: Lixo Invisível.

O EWWR desafia os participantes a informarem-se e a aumentar a consciencialização sobre a enorme quantidade de resíduos que todos nós geramos inconscientemente. Precisamos tornar esse desperdício visível para tomar decisões informadas ao escolher que produto comprar e assumir a responsabilidade pela nossa pegada. Produtores, consumidores, decisores, todos nós podemos agir para reduzir o lixo invisível. Prolongar a vida útil dos produtos reutilizando e reparando, comprar em segunda mão, alugar e compartilhar produtos em vez de possuí-los, obter um rótulo ecológico e aderir aos esquemas de responsabilidade do produtor ...

O Município de Albergaria-a-Velha associa-se a esta iniciativa através da promoção e implementação de ações de sensibilização, designadamente, distribuição de jogos reutilizáveis nas escolas do Ensino Pré-Escolar e 1º Ciclo; limpeza digital – demonstrando que o mundo digital é similar ao meio ambiente, existindo, também, uma grande quantidade de “lixo digital”, que ocupa espaço desnecessário na memoria dos aparelhos eletrónicos (telemóveis, tablets, computadores portáteis, computadores pessoais, e servidores), tornando diminuta a sua vida útil; Oficinas digitais para reutilização de materiais; e divulgação de um vídeo promocional com as principais ações verdes implementadas no Concelho de Albergaria-a-Velha.

Decorrerá também uma conferência online com o tema “Desafios dos Municípios para a Economia Circular – Bioresíduos”, tendo por finalidade partilhar boas práticas e estratégias atuais, apontando soluções para um conjunto de desafios para os Municípios e entidades gestoras até 2023. Marcarão presença a APA – Agência Portuguesa do Ambiente, a Sociedade Ponto Verde, a Associação BioLiving, a EMAC - Empresa Municipal de Ambiente de Cascais, E.M., S.A., a EAmb Esposende Ambiente, E.M., a ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro, S.A.

A transmissão será feita via youtube e a participação é sujeita a inscrição prévia, aqui.

O programa desta iniciativa encontra-se no site do Município, aqui.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

46 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Albergaria-a-Velha - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Albergaria-a-Velha

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.