Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Ricardo Rio enalteceu “extraordinário espírito solidário” dos jovens Bracarenses

13/11/2020

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, participou esta Sexta-feira, 13 de Novembro, na ‘Happy City Conference’, uma iniciativa online organizada pela ‘Citizen Y Resource Centre’, uma entidade sediada em Cluj-Napoca, na Roménia, que integra a Rede Europeia de Capitais da Juventude.

Convidado a falar sobre a participação dos jovens no desenvolvimento das cidades e sobre o seu papel durante e após a crise pandémica, Ricardo Rio destacou o “extraordinário espírito solidário dos jovens Bracarenses”.

“Quando em Braga vivemos o período de confinamento geral, os jovens foram os primeiros a voluntariar-se para ajudar nas mais diversas situações, desde logo para comprar medicamentos e bens alimentares de primeira necessidade a pessoas em situação vulnerável”, referiu o Autarca, assinalando que “esta postura reflecte um sentido de pertença à comunidade que o Município quer continuar a incentivar no futuro”.

Nesta conferência, a ‘Citizen Y Resource Centre’ apresentou os resultados de um estudo que analisou o comportamento e as preocupações de cerca de 7.700 jovens de sete cidades europeias face à Covid-19. A par de Braga, foram inquiridos jovens de Amiens (França), Cluj-Napoca (Roménia), Klaipeda (Lituânia), Maribor (Eslovénia), Novi Sad (Sérvia), Tessalónica (Grécia) e Varna (Bulgária).

O estudo, realizado entre os meses de Maio e Julho junto de jovens entre os 14 e os 30 anos, revelou que a maioria dos jovens Bracarenses inquiridos deu nota positiva à forma como a Cidade geriu a pandemia. Na mesma linha, mais de metade afirmou ter ajudado a Cidade neste período, através da participação em acções solidárias.

Para Ricardo Rio, estes resultados revelam que os jovens têm uma perspectiva positiva sobre a realidade das suas Cidades. “Estes dados revelam ainda que os jovens têm vontade de se envolver em soluções e projectos que beneficiem não apenas os seus pares, mas também a sociedade em geral”, assinalou o Edil.

Durante a sua intervenção, Ricardo Rio explicou que Braga tem procurado estimular a participação dos mais novos na vida da Cidade, sendo actualmente reconhecida como Cidade Amiga dos Jovens. “Nos últimos anos, conseguimos imprimir uma dinâmica e identidade únicas nos temas de juventude, desde logo através do Conselho Municipal de Juventude que, mesmo em tempos de pandemia não deixou de funcionar e de ouvir os jovens e as suas preocupações”, sustentou.

O Orçamento Participativo ‘Tu Decides!’ foi outro dos instrumentos de participação dos jovens mencionado pelo presidente da Autarquia Bracarense. “Esta é uma iniciativa que concretiza as aspirações dos jovens e constitui uma oportunidade de participação no processo democrático, desde a formulação de propostas até à sua votação e implementação”, referiu Ricardo Rio, defendendo que as Cidades “precisam ter mecanismos de auscultação das pessoas”.

Além de Ricardo Rio, a conferência contou com as participações de Emil Boc, Autarca de Cluj-Napoca (Roménia), Judit Balogh, coordenadora do projecto de cooperação estratégica Europe Goes Local (Bruxelas, Bélgica), Barbara Bulc, directora da Global Development Initiative (Genebra, Suíça) e Vukašin Grozdanovic, coordenador da OPENS 2019 Capital Europeia da Juventude (Novi Sad, Sérvia). O debate foi moderado por András Farkas, da Citizen Y Resource Centre’.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

84 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Braga - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Braga

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.