Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Município de Santarém adere à Plataforma ‘ODSLocal’

O Município de Santarém aderiu ontem, dia 11 de novembro, à plataforma ODSlocal – Plataforma Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que junta vários municípios de Portugal, de forma a mobilizar e capacitar as comunidades locais para os objetivos da Agenda 2030, definidos pela Organização das Nações Unidas. Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara de Santarém, assinou a Carta de Compromisso que evidencia o empenho desta autarquia em colocar as várias dimensões da sustentabilidade no centro das suas políticas e da sua ação diária.

No âmbito desta iniciativa, vão ser distinguidos os Municípios com melhores desempenhos ou trajetórias de evolução mais favoráveis, através de várias iniciativas que incluem a realização de uma Conferência Nacional anual, a atribuição do Prémio ODSlocal, e a atribuição do Selo ODSlocal.

A plataforma ODSLocal é um instrumento que tem como objetivo dinamizar e apoiar as câmaras municipais na gestão dos desafios de sustentabilidade e a promoção de iniciativas inspiradas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS,com metas bem definidas e mensuráveis, contribuindo para melhorar a vida das comunidades locais e estabelecer maior proximidade aos cidadãos.

Esta iniciativa, desenvolvida pelo Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável - CNADS), pelo OBSERVA - ICS-Universidade de Lisboa, pelo MARE - Universidade Nova de Lisboa e pela 2adapt, é apoiada pela Fundação “la Caixa” e permite a adesão pela totalidade dos municípios do Continente e das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

O ODSlocal foi apresentado ontem, dia 11 de novembro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e, simultaneamente online, mediante pré-inscrição, numa sessão de apresentação que contou com o Alto Patrocínio do Presidente da República. Durante a sessão foram assinadas as cartas de compromisso pelos municípios aderentes à plataforma, em que Santarém se inclui.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

89 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Santarém - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Santarém

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.