Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Estrutura de apoio a vítimas de violência doméstica disponível em Oliveira de Azeméis

Oliveira de Azeméis tem a funcionar, há dois meses, a Estrutura de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica e Violência de Género.

O gabinete de atendimento funciona todas as quartas-feiras nas instalações da Divisão Municipal de Ação Social, situada na rua dos Bombeiros Voluntários, nº 17, junto à igreja matriz. O atendimento é assegurado por uma equipa especializada com agendamento prévio através dos contactos 919 680 097, 964 184 860, 256 365 665 ou do email [email protected] O atendimento é feito mediante prévia sinalização/referenciação, encaminhamento e agendamento, salvo situações de crise/emergência cujo atendimento possui carácter prioritário sendo realizado no imediato. Esta resposta está implementada em todos os municípios que integram a Associação de Municípios de Terras de Santa Maria (AMTSM) e surgiu como resposta à necessidade de consolidar uma rede territorial de prevenção e intervenção no fenómeno da violência doméstica de forma deslocalizada e descentralizada promovendo a segurança, capacitação e autonomia das vítimas. O “Espaço Trevo” é, desde 2006, a estrutura de atendimento/acompanhamento/apoio especializado a vítimas de violência doméstica e de género com respostas inovadoras, diferenciadas e em rede com parceiros estratégicos, que, vem agora, ser alargada aos seis municípios da Associação de Município de Terras de Santa Maria.

Objetivos da Estrutura de Atendimento

1 - Garantir o atendimento e acompanhamento das vítimas de violência doméstica e violência de género (mulher, homem, criança, adulto e idoso) nas seguintes valências: - Intervenção na crise - Apoio informacional, psicossocial - Apoio Social - Apoio Psicológico - Aconselhamento Jurídico2 - Dinamizar ações formativas para públicos-alvo estratégicos3 - Desenhar um projeto de intervenção comunitária dirigida a aspetos preventivos da violência doméstica e de género4 - Recolher dados sistemáticos sobre a violência doméstica, procedendo à sua respetiva análise e acompanhamento das vítimas




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

135 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Oliveira de Azeméis - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Oliveira de Azeméis

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.