Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

COVID-19: Entidades continuam a unir esforços e a preparar a capacidade de resposta

Em primeiro lugar, o plano antecipa diversos cenários possíveis: caso de infeção confirmado em Lar de 3.ª Idade se o plano de contingência da IPSS se revelar insuficiente; isolamento profilático no domicílio em famílias sem dependentes a cargo ou em famílias com dependentes; o surgimento de casos em famílias em que o prestador de cuidados é negativo mas o dependente é positivo ou o inverso, quando o prestador de cuidados é positivo e o dependente negativo. 

Ao mesmo tempo, são especificadas as ações e a forma de atuação consoante o caso em questão, as diversas etapas necessárias para o seu tratamento eficaz, os mecanismos e respostas sociais a acionar, as entidades a envolver. Garantindo que, mais uma vez e tal como na primeira vaga da doença, as várias entidades municipais trabalhem de forma articulada.

Área de retaguarda no Ginásio do Ciclo Criativo

Entretanto, a área de retaguarda instalada no ginásio da Escola Padre Donaciano de Abreu Freire (que representou um investimento no valor de 30.000€) foi desmantelada e transferida para o Ginásio do Ciclo Criativo, onde atualmente se encontram disponíveis 20 camas para responder à eventual necessidade de apoio a situações não COVID.

Bolsa de voluntários técnicos

A autarquia vai ainda reativar a Bolsa Municipal de Voluntários Técnicos (+ info www.cm-estarreja.pt/bolsa_voluntarios_tecnicos) para apoio na prestação de cuidados e ao funcionamento do equipamento de retaguarda para alojamento de pessoas em isolamento profilático. Médicos, enfermeiros e auxiliares, no ativo ou aposentados, que se queiram associar a esta iniciativa, devem contactar os serviços através do e-mail blve@cm-estarreja.pt  e do telefone 910 076 532.

SOS Viver+ apoia população vulnerável

O programa SOS VIVER + é outra medida excecional que continua em vigor e que vem reforçar os cuidados a idosos, grupos de risco ou pessoas sob quarentena, sem retaguarda familiar ou rede de vizinhança, no apoio logístico à compra de bens de primeira necessidade, medicamentos e pagamento de faturas.

De acordo com o último boletim epidemiológico (dados facultados pelo Comando Distrital de Operações de Socorro de Aveiro, de acordo com o boletim elaborado pela Unidade de Saúde Pública do ACES Baixo Vouga), Estarreja regista 68 casos ativos. No ACES do Baixo Vouga, que abrange os 11 municípios da Região de Aveiro, existem 1584 casos ativos. 

Estarreja está fora dos 121 municípios de risco, onde vigoram medidas excecionais, como o recolher obrigatório, mas há vários concelhos vizinhos em situação de risco, nomeadamente Aveiro, Ovar e Oliveira de Azeméis. 

À população estarrejense é, mais uma vez, reforçado o apelo para que cumpra de forma rigorosa as medidas de proteção contra a COVID-19, sabendo-se que o comportamento individual é fundamental para combater este vírus.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

98 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Estarreja - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Estarreja

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.