Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

CÂMARA MUNICIPAL DE VIZELA INSTALA CENTRO DE RASTREIO MÓVEL COVID-19 DRIVE THRU

Ao longo dos últimos meses, e tendo em atenção a situação do surto epidémico, a Câmara Municipal implementou o Programa de Apoio Municipal – VIZELA COVID-19, um conjunto de medidas para assegurar o combate ao surto, o estímulo à recuperação económica e a proteção social, para ajudar quem mais precisa e para retomar, tão rapidamente quanto possível, o fulgor que caracteriza o concelho de Vizela, mas que apenas se tornaram possíveis pela abertura da sociedade civil e a respetiva colaboração em torno desta causa.

Na sequência da Resolução do Conselho de Ministros, que decretou a implementação de um conjunto de medidas restritivas para os concelhos de elevado risco, entre os quais se inclui o concelho de Vizela, a Câmara Municipal, para além das determinações emanadas pelo Governo, adotou novas medidas e reforçou grande parte das medidas adotadas no âmbito do Programa de Apoio Municipal – VIZELA COVID-19.

Assim, e estando agora reunidas as condições para a instalação de um centro de rastreio “drive thru” no nosso Concelho, atendendo à escalada do número de infetados por aquela doença, com indicadores que nos colocam como um dos concelhos mais afetados do País e numa das regiões mais afetadas de Portugal, a Câmara Municipal de Vizela, em coordenação com a Administração de Saúde do Norte (ARSN) e com a Unilabs Portugal, vai criar um centro de rastreio “drive thru” para despistagem da Covid-19 no novo parque de estacionamento no Fórum Vizela A instalação deste equipamento vai permitir aumentar a capacidade de testagem no concelho e, desta forma, um maior controlo da pandemia por parte das entidades de saúde.

O rastreio começará a ser efetuado na semana de 16 a 20 de novembro, sendo que a partir da próxima semana, o parque de estacionamento será encerrado para a montagem de toda a logística adstrita à instalação do centro de rastreio “drive thru”.

De destacar que o centro de rastreio “drive thru” destina-se a cidadãos suspeitos de infeção e referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS). Quem não possuir esta prescrição pode requerer o exame assumindo os custos inerentes à sua realização. Em qualquer das situações, os cidadãos deverão fazer a sua marcação obrigatória através do contacto 220 125 001.

Os testes serão realizados em modelo “drive thru”, onde os cidadãos não necessitam sair do carro para efetuar o diagnóstico, sendo depois os resultados enviados diretamente para o paciente e para as autoridades de saúde pública.

Assim sendo, tendo em atenção a declaração da situação de calamidade, o Município de Vizela irá proceder à constante monitorização dos efeitos das medidas decretadas pelo Governo e pela Autarquia, tendo em vista o seu desenvolvimento e adequação à situação em concreto, podendo as mesmas serem revistas ou revogadas a todo o tempo, consoante se revele necessário prevenir e conter a respetiva propagação do surto epidémico.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

64 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Vizela - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Vizela

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.