Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Câmara Municipal investe cerca de 40 mil euros na remoção de amianto em dois Jardins de Infância

A autarquia baionense adjudicou duas obras com vista a modernizar e melhorar as condições de segurança e saúde nas instalações do Jardim de Infância do Barroncal, em Valadares, e do Jardim de Infância de Lordelo, na União de Freguesias de Ancede e Ribadouro, através da eliminação de fatores potencialmente prejudiciais para a saúde humana e ao ambiente associados à existência de materiais com amianto na sua composição.

A empreitada no Jardim de Infância do Barroncal tem o custo de 23.692,33 euros enquanto que a do Jardim de Infância de Lordelo vai custar 14.801,52 euros. As duas obras são comparticipadas pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), depois da Câmara Municipal ter visto a respetiva candidatura de financiamento aprovada através da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS).

Além da remoção do amianto, as duas estruturas vão ser alvo também de diversos arranjos gerais.

A utilização de fibras de amianto foi proibida no quadro normativo nacional e, até agora, os investimentos na requalificação e modernização de escolas permitiram proceder gradualmente à remoção de parte deste material.

Em Baião este material concentra-se, sobretudo, em edifícios antigos. A construção dos Centros Escolares em Baião, já depois de 2005, permitiu garantir a inexistência deste tipo de substância nos edifícios.

A Câmara Municipal de Baião está ainda a trabalhar de momento em mais projetos de requalificação nomeadamente para a Escola EB 2,3 de Santa Marinha do Zêzere e a Escola EB 2,3 de Eiriz e prevê-se que em 2021 também estes dois equipamentos sejam alvo de obras.

Para José Pinho Silva, vice-presidente da autarquia baionense que também tutela o pelouro da Educação, estas “são obras importantes para a garantia da segurança e saúde das Comunidades Escolares e o avanço destas duas obras, que são prioritárias, é uma excelente notícia para as crianças e jovens, mas também para Educadores, Pais e técnicos”.

Paulo Pereira, presidente da Câmara, mostra-se igualmente satisfeito pelo avanço das obras garantindo “que o investimento avultado feito pelo município na área da Educação em termos infraestruturais desde que o executivo chegou â Câmara, não se esgotou na construção dos Centros Escolares. Estamos atentos às necessidades dos edifícios e atuaremos sempre que se justificar porque a manutenção das estruturas, assim como a sua modernização são essenciais para o sucesso de toda a comunidade educativa”, recorda.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

43 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Baião - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Baião

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.