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Municipio de Alenquer alinhado com municipes nas criticas ao tracado da EN9

O município de Alenquer manifesta-se alinhado com o descontentamento de muitos munícipes face ao estreitamento da faixa de rodagem da Estrada Nacional 9 no troço urbano da Merceana, uma obra da responsabilidade das Infraestruturas de Portugal.

Sendo uma via de importância fulcral, sobretudo para as populações que habitam no Alto Concelho, o município há muito que vinha a pressionar as entidades competentes para a necessidade de requalificar aquela estrada que evidenciava um estado de degradação que comprometia a segurança de condutores e peões.

No entanto, o vice-presidente da autarquia, Rui Costa, quando confrontado com o início das obras e verificadas as larguras de passeios, estacionamentos e faixas de rodagem, encetou um conjunto de diligências com a proprietária da obra, perante algumas situações detetadas que lhe pareceram menos ajustadas e que careciam de algum bom senso, não obstante as decisões técnicas dos engenheiros especialistas em tráfego e da legislação em vigor.

“O envolvimento prévio do município de Alenquer neste processo foi sempre no sentido de assegurar uma intervenção neste troço urbano que melhorasse a qualidade de vida da população desta localidade, nomeadamente aumentando locais de estacionamento na proximidade de estabelecimentos comerciais eliminando um problema muito antigo de estacionamento na faixa de rodagem, reconstruindo passeios e criando as condições para uma mobilidade mais segura e confortável para os peões, ao mesmo tempo que se assegurariam as condições necessárias para a aplicação de medidas de acalmia de tráfego e a consequente redução da velocidade das viaturas dentro da localidade”, explica o vice-presidente.

“O verdadeiro problema surgiu quando as obras se iniciaram e verificámos que, mais do que um estreitamento da via, a mesma, em alguns locais sofreu um verdadeiro estrangulamento, o que, para uma Estrada Nacional como esta, que do nosso ponto de vista pode ser considerada uma via de importância estratégica e com um elevadíssimo número de veículos pesados de mercadorias e de passageiros diários em circulação, deveria ter um perfil transversal superior ao existente”, acrescentou.

Das negociações mantidas houve de imediato um recuo dos lancis de passeio, aumentando o perfil transversal nas zonas mais estreitas da via em cerca de 20cm mas o problema continua, e do ponto de vista da autarquia esta largura continua a ser insuficiente, com todas as evidências a apontarem para uma largura mínima da faixa de rodagem de 6,50m, sendo que os valores ideais deveriam ser os 6,80m, que assegurariam, mesmo assim no limite, o cruzamento dos maiores pesados de mercadorias em circulação, espelhos retrovisores, incluídos.

Rui Costa esclarece que o município “tem manifestado por diversas vias o seu descontentamento e o da população local, às Infraestruturas de Portugal, dona da obra, tendo sido a maioria das pretensões rebatidas com pareceres técnicos de especialistas que acrescentam muito pouco à resolução do problema que está lá e à vista de todos, ainda que tenham retrocedido e recuado um pouco nas suas pretensões iniciais”, esclarece.

“Não nos sentindo satisfeitos com as respostas e atitudes, continuaremos a pugnar por uma alteração mais significativa do existente, até porque entendemos que num projeto desta dimensão poderá perder-se uma oportunidade única de se assistir a uma requalificação da EN9 no troço urbano da Merceana que se aproximasse da perfeição, situação que está objetivamente comprometida, sem uma verdadeira razão compreensível e assente apenas em demasiada flexibilidade da legislação nacional em vigor há muitos anos e em que tudo, ou quase tudo, é permitido e aceitável, sem um fundamento e uma análise individual de cada situação específica”, conclui o vice-presidente.




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