Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

CÂMARA LANÇA CAMPANHA DE SENSIBILIZAÇÃO PARA O USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARA

Ao longo dos últimos meses, e tendo em atenção a situação do surto epidémico, a Câmara Municipal implementou o Programa de Apoio Municipal – VIZELA COVID-19, um conjunto de medidas para assegurar o combate ao surto, o estímulo à recuperação económica e a proteção social, para ajudar quem mais precisa e para retomar, tão rapidamente quanto possível, o fulgor que caracteriza o concelho de Vizela, mas que apenas se tornaram possíveis pela abertura da sociedade civil e a respetiva colaboração em torno desta causa.

Na sequencia da Resolução do Conselho de Ministros que declarou a situação de calamidade em todo o território nacional continental, no âmbito da pandemia da doença Covid-19, e atendendo à escalada do número de infetados por aquela doença, o Município de Vizela, para além das determinações emanadas pelo Governo, adotou novas medidas e reforçou grande parte das medidas adotadas no âmbito do Programa de Apoio Municipal – VIZELA COVID-19.

Assim, e no seguimento da aprovação pela Assembleia da República do uso de máscara obrigatório, durante 70 dias, a partir dos 10 anos de idade “para o acesso, circulação ou permanência nos espaços e vias públicas sempre que o distanciamento físico recomendado pelas autoridades de saúde se mostre impraticável”, a Câmara Municipal iniciou uma nova campanha de sensibilização para o uso obrigatório de máscara.

Assim, a Câmara Municipal reforçou a campanha se sensibilização para o uso da máscara, tendo já iniciado a colocação de 100 pendões publicitários de exterior, espalhados por todo o centro urbano e freguesias do Concelho, sensibilizando a população para o uso obrigatório de máscara.

De relembrar que desde o início desta pandemia que a Câmara Municipal de Vizela sempre defendeu a importância do uso da máscara, mesmo quando a DGS ainda não o recomendava, tendo inclusive realizado em maio uma campanha de sensibilização para o uso de máscara, e que foi retomada em setembro, reiterando a importância do uso da máscara e informando sobre a forma correta de as usar.

A Câmara Municipal efetuou ainda duas campanhas de distribuição de máscaras pela população, com uma nova distribuição de 120.000 máscaras pela população, entregues pelos CTT num kit composto por quatro máscaras e um folheto de como as utilizar corretamente, distribuído por todas as habitações do Concelho. Estes kits de máscaras foram também distribuídos por todas as juntas de freguesia.

A Autarquia instalou ainda recentemente em todo o Concelho 20 máquinas dispensadoras de máscaras, com máscaras certificadas e produzidas no nosso Concelho, estimulando também, desta forma, a economia local, e que se encontram distribuídas pelos edifícios municipais e pelas freguesias, facilitando o acesso a material de proteção.

Num dos períodos mais difíceis da nossa história recente, e a entrarmos numa segunda vaga desta Pandemia, tem-se verificado um aumento exponencial do número de casos no País, em particular, na região Norte e em especial nos concelhos desta região, que confrontam com o concelho de Vizela.

Estamos perante um dos períodos mais difíceis da nossa história recente, e a entrarmos numa segunda vaga desta Pandemia, tem-se verificado um aumento exponencial do número de casos no País, em particular, na região Norte e em especial nos concelhos desta região, que confrontam com o concelho de Vizela.

De destacar que a população de Vizela está de parabéns e tem demonstrado bom desempenho e colaboração no cumprimento medidas decretadas pelas autoridades nos últimos meses, contudo, e tendo em atenção esta nova realidade, a Câmara Municipal de Vizela apela mais uma vez à população vizelense para respeitar as recomendações das autoridades, em especial o uso obrigatório de máscara e a prática de distanciamento social, para evitar a transmissão da doença na nossa comunidade.

Estamos perante um tempo de mudança. É importante que todos percebam a complexidade e a exigência deste momento e é preciso, acima de tudo, que todos assumam uma atitude de responsabilidade social.

Assim sendo, tendo em atenção a declaração da situação de calamidade, o Município de Vizela irá proceder à constante monitorização dos efeitos das medidas decretadas pelo Governo e pela Autarquia, tendo em vista o seu desenvolvimento e adequação à situação em concreto, podendo as mesmas serem revistas ou revogadas a todo o tempo, consoante se revele necessário prevenir e conter a respetiva propagação do surto epidémico.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

60 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Vizela - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Vizela

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.